* ATUALIZAÇÃO 18/02 às 18h27 para incluir posicionamento do Instituto Butantan sobre o assunto.
Caiu como bomba nas redes sociais, nesta quinta-feira (18), que a cidade de Araraquara estaria entre as cidades que receberia um projeto similar ao desenvolvido pelo Estado em Serrana, com vacinação em massa contra covid-19.
Mas, apesar de animadora, a notícia não é verdadeira. Ocorre que a informação que rapidamente se espalhou pelos smartphones dos araraquarenses é uma interpretação equivocada de fala do responsável pelo instituto Butantan.
Araraquara realmente fará parte de um estudo pioneiro no Estado, porém, da tecnologia Contact Tracing, que é o monitoramento através de ferramentas de geolocalização de pessoas contaminadas com a covid-19.
LEIA TAMBÉM
Monitoramento através de geolocalização deve ser implantado em Araraquara
A tecnologia funciona através de dispositivos móveis como celulares. Os aparelhos registram a localização da pessoa que está confirmada com covid-19.
Os movimentos destas pessoas são acompanhados por agentes de saúde e as pessoas ao redor também são notificadas para saberem do risco e são orientadas a se isolar.
Ao ACidade ON, o Intituto Butantan afirma, através de nota, que não tem informações a respeito.
QUASE 17 MIL VACINADOS
A cidade de Araraquara segue entre as dez cidades que mais vacinam em todo o Estado de São Paulo. Segundo dados do Vacinometro, que monitora a imunização, quase 17 mil araraquarenses foram vacinados contra a covid-19.
A vacinação em Araraquara segue à risca o que está previsto no plano de Imunização nacional e estadual.