Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão mobilizadas, neste sábado (16), para o Dia D da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes.
O objetivo deste plantão é a atualização do cartão de vacina de menores de até 15 anos, garantido a proteção deste grupo. Não haverá vacinação contra a Covid-19.
De acordo com Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, a estratégia oferecerá 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, melhorando as coberturas vacinais que têm oscilado nos últimos anos.
Assim, os pais ou responsáveis devem levar os menores ao posto mais próximo com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.
“Por causa da pandemia, muitos pais ficaram com receio de procurar as unidades de saúde. Agora é a oportunidade de atualizar o cartão de vacina, principalmente para aqueles que não conseguem ir até os postos no decorrer da semana”, afirma a secretária.
O Dia D da Campanha de Multivacinação acontecerá nos 33 postos de saúde do município, para facilitar o acesso da população. O horário de atendimento será das 8 às 17 horas.
VACINA DA COVID RETOMA SEGUNDA
Já a vacinação contra a covid-19 será retomada na segunda-feira (18), com a aplicação da terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais, em todos os polos de vacinação, e também nos profissionais da saúde. Todos devem ter completado a imunização, com duas doses, há pelo menos seis meses.
Os trabalhadores dos serviços de saúde que já estavam sendo vacinados nos drive-thrus do Cear e do Sesc, passarão a ser atendidos também nas unidades do Sesa, Iedda, Vila Xavier e Adalberto Roxo.
À medida que foram completando 6 meses da segunda dose, podem se vacinar todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto os trabalhadores de apoio, incluindo recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros.
Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos, doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.
Continuará ainda na segunda a aplicação de terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico, na unidade do Sesa. Além da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, de gestantes, lactantes e puérperas, das pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da segunda dose dos imunizantes, em todos os polos de vacinação.
Araraquara aplicou 367.867 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 197.159 da primeira dose, 162.885 da segunda dose e dose única e 7.823 de terceira dose.
Todas as informações sobre o Dia D de multivacinação e do calendário municipal de vacinação contra a Covid-19 estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.