- Publicidade -
vacinasAraraquara sinaliza que tem capacidade para receber vacina da Pfizer

Araraquara sinaliza que tem capacidade para receber vacina da Pfizer

Vacina pede uma capacidade de refrigeramento especial e Sesa diz que está preparado

- Publicidade -

Vacina precisa de armazenamento especial (Foto: Divulgação/Pfizer)

 
Araraquara sinalizou a Secretaria Estadual de Saúde que tem condições de receber doses da vacina da farmacêutica estadunidense Pfizer. A informação foi dada com exclusividade a rádio CBN, na manhã desta sexta-feira (14). 

Segundo a enfermeira chefe do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), Ângela Costa, a cidade tem um local adequado para o armazenamento desta vacina que exige uma temperatura específica. O freezer local chega a até -40ºC. 

- Publicidade -

“Houve um movimento nesta semana da Secretaria de Estado da Saúde perguntando sobre a possibilidade de receber estas doses. Essa vacina é especial porque pede um acondicionamento em temperaturas negativas, o que é bem adverso, mas dado aos últimos movimentos técnicos que mostra que a vacina pode ser armazenada em -30ºC e -40ºC, sendo assim, temos condições sim de receber. Agora vamos aguardar se a vacina deve chegar em Araraquara”, diz Ângela. 

A vacina produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com a empresa alemã BioNTech, conta com um esquema de duas doses e já foi aprovada em mais de  países, inclusive no Brasil. 

A vacina Pfizer/BioNTech utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA). O material genético sintético, que carrega o código genético do SARS-CoV-2, estimula o organismo a gerar anticorpos contra o vírus. 

Em outras palavras, o objetivo é que o mRNA sintético dê as instruções ao corpo humano para a produção de proteínas encontradas na superfície do vírus. São essas proteínas que levam à resposta do sistema imunológico e trazem a proteção para o indivíduo. 

A grande questão é que a vacina precisa ser armazenada em um refrigeramento rigoroso, de -70ºC. Entretanto, recentemente a Anvisa emitiu comunicado dizendo que o armazenamento pode ser feito em -40ºC o que amplia os locais de aplicação das doses.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -