Depois de suspender a vacinação contra a covid-19 em grávidas, Araraquara suspendeu nesta quarta-feira (12), a imunização em puérperas. A cidade segue a orientação do Ministério da Saúde de não aplicar a vacina da Oxford neste público.
Já na terça-feira, depois de ter anunciado o cronograma da semana, a Prefeitura suspendeu a vacinação em gestantes, mas puérperas com comorbidades estavam sendo vacinadas. Agora, não mais.
“O Programa Nacional de Imunização, seguindo a recomendação da Anvisa, decidiu suspender a vacinação de gestantes e puérperas com a vacina da Fiocruz/Astrazeneca. O órgão federal sinalizou que emitirá nota técnica com relação às gestantes que já receberam a primeira do imunizante”, diz a Prefeitura em nota.
A Prefeitura explica ainda que, seguindo orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo, a vacinação para grávidas e puérperas com comorbidades no estado segue temporariamente suspensa. A imunização será retomada tão logo novas remessas de vacinas do Butantan e da Pfizer sejam direcionadas pelo Ministério da Saúde para estes públicos.
“A nova data será amplamente divulgada assim que os imunizantes estejam disponíveis nos postos de vacinação. A previsão é que novas remessas destas vacinas cheguem nos próximos dias”, diz a nota.