A cidade de Araraquara ultrapassa, nesta quinta-feira (20), a marca de 90 mil doses aplicadas de vacina contra a covid-19. Os números são do Vacinômetro, do Governo de São Paulo.
De acordo com a plataforma, ao todo, foram 90.695 doses aplicadas, sendo 58.732 para primeira dose e 31.963 para a segunda dose.
Com isso, 13,4% da população – estimada pelo IBGE em 238.339 habitantes -, foi imunizada desde o início da vacinação. 24,6% dos araraquarenses receberam ao menos uma dose.
Na comparação com cidades que compõe a Diretoria Regional de Saúde (DRS III), Araraquara é a que mais aplicou doses. São Carlos aplicou 88.303, Matão 28.233 e Américo 11.125.
Na avaliação da secretária de Saúde, Eliana Honain, os números são fruto da mobilização de diferentes setores da cidade para viabilizar a vacinação, em especial os profissionais da Saúde.
“Novamente Araraquara consegue esses números pela mobilização de todos os profissionais da área da saúde, mas também das parcerias que temos, principalmente com o Sesa, que vem nos auxiliando no processo todo de vacinação, o Sesc é um grande parceiro não só cedendo espaço físico, mas também no fornecimento de materiais e, principalmente, de recursos humanos e as universidades, a Uniara, Unip, o próprio Senac, uma força-tarefa de todos para que possamos ter vários postos de vacinação e com isso atender a demanda diante do número vacinas disponíveis”, afirma.
Araraquara possui seis diferentes pontos de vacinação espalhados pela cidade. Nesta quinta-feira (20) estão sendo vacinadas pessoas com 50 anos ou mais com comorbidades.
Além deste grupo, também há vacinação para pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com 50 anos ou mais.
Pessoas em terapia renal substitutiva, transplantados, portadores do vírus HIV – de 55 a 59 anos -, e pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos também podem se vacinar.
Foi retomada a imunização de gestantes e puérperas (mulheres após o parto) acima de 18 anos que tenham comorbidades.