- Publicidade -
vacinasBusca por laudo médico 'explode' em Araraquara por causa da vacinação

Busca por laudo médico ‘explode’ em Araraquara por causa da vacinação

Laudo médico é necessário para vacinação de pessoas com comorbidade; Prefeitura afirma que realizará força-tarefa

- Publicidade -

Araraquara está vacinando pessoas de 50 anos com comorbidade (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Com o começo da vacinação de pessoas com comorbidades em Araraquara, a procura por consultas médicas com especialistas aumentou, pois muitos estão em busca do laudo médico, documento necessário para vacinação. Desde quinta-feira (20), pessoas de 50 anos com comorbidade estão sendo vacinadas na cidade. 

- Publicidade -

O pintor Marco Aurélio, de 57 anos, faz tratamento para fibromialgia há dez anos e estava com esperança de ser vacinado nesta semana. “Eu faço aniversário neste mês e achei que seria vacinado por conta da idade. Como atrasou, achei que seria vacinado por conta da fibromialgia, mas fui no CEAR e só aceitam com carta do médico”, conta. A consulta com o médico que ele faz tratamento, porém, custa R$ 400. “No momento não consigo, pesa no bolso, eu sai perdendo nessa”, completa. 

Mesmo pagando o valor da consulta, é difícil encontrar uma data disponível nos consultórios. Em alguns casos, quem tem plano de saúde e precisa marcar consulta com pneumologista, por exemplo, consegue uma data só para julho. Alguns médicos não estão agendando novos pacientes que precisam do laudo. 

No caso da empresária e confeiteira Carmen Costa, 58, a história foi um pouco diferente, pois o médico com quem ela fazia tratamento para hipertensão crônica e diabetes morreu no ano passado. “No dia 14 fui tomar a vacina, levei minhas receitas e exames, mas fui orientada que precisava de um laudo médico. Como meu médico faleceu, fui no posto de saúde do Jardim Pinheiros e marcaram uma consulta para o dia 20”, conta. 

Como Carmen já tinha passado pelo posto de saúde do bairro em 2001, a médica viu o histórico de hipertensão dela e deu o laudo nesta quinta-feira (20). No mesmo dia, ela conseguiu ser vacinada. “Dei sorte por terem meu histórico, senão teria que refazer todos meus exames e iria demorar mais”, explica.

ALTA DEMANDA
De acordo com a médica pneumologista Renata Arbex, a procura por consultas após o começo da vacinação de pessoas com comorbidade aumentou muito, principalmente entre pacientes que possuem alguma patologia mas não se atentaram às prioridades do plano nacional de imunização neste momento. “É muito comum de aparecer, por exemplo, asmáticos. No entanto, apenas a asma grave é contemplada pelo plano nacional de imunização”, explica. 

- Publicidade -

Pessoas que não eram pacientes ou estão há muito tempo sem acompanhamento vêm tentando agendar as consultas. “Sugiro que as pessoas com qualquer doença crônica não parem o tratamento. Se fizer tempo que a pessoa não passa pelo médico, vale a pena agendar e ser avaliado adequadamente”, orienta Renata Arbex. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está organizando uma força-tarefa para agilizar esse atendimento nas unidades de saúde e resolver a situação. “Estamos organizando uma força-tarefa. Ainda não temos definido, estamos vendo como vamos caminhar esta situação”, explicou a secretária de saúde Eliana Honain.

SERVIÇO
Araraquara está vacinando no momento pessoas de 50 anos com comorbidade. No momento da vacinação, é preciso apresentar o relatório médico dos últimos três meses de tratamento, RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. 

As comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra covid-19 são:

– Diabetes Mellitus
– Pneumopatias crônicas graves: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Fibrose cística; Fibrose Pulmonar; Pneumoconioses, Displasia broncopulmonar e Asma Grave
– Hipertensão Arterial Resistente
– Hipertensão Arterial estágio 3
– Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
– Insuficiência cardíaca
– Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas no adulto
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica (ESTÁGIO 3 ou mais e/ou síndrome nefrótica)
– Imunossuprimidos (transplantados portadores de HIV, doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade em uso de corticóide ou imunossupressor, imunodeficiências primárias, pacientes oncológicos com quimioterapia ou radioterapia nos últimos 6 meses, neoplasias hematológicas)
– Hemoglobinopatias graves (doença falciforme e talassemia maior)
– Obesidade grau III (IMC igual ou acima de 40)
– Cirrose hepática 

Confira os postos de vacinação: 

Das 8h às 15h 

– Unidade do Sesa Araraquara (capacidade de 200 doses diárias)
Endereço: Rua Itália, 1617 entrada pela Avenida Portugal 

– ESF Jardim Iedda “Dr. Nicolino Lia”
Endereço: Rua Prof. Dr. Celso Eduardo de Moraes Barbosa, 115 

– CMSC Vila Xavier “João Vitor Nascimento Maurício” 
Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 800 (esq. c/ av. Paulo da Silveira Ferraz) 

– Estacionamento da UPA Valle Verde
Endereço: Rua Henrique João Batista Crisci, nº 1.160 Parque Residencial Laura Molina 

Drive-thru

08h às 16h: Sesc Araraquara
Endereço: Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha
09h às 15h: CEAR (antigos pavilhões da Facira)
Endereço: Rua Ivo Antônio Magnani, 430 – Fonte Luminosa

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -