ESPCIAL VACINAÇÃO CORONAVÍRUS
A vacinação contra a covid-19 chega com a missão de bloquear a pandemia. A informação é do médico infectologista Bernardino Geraldo Alves Souto.
“O maior efeito da vacina é reduzir a gravidade da doença e isso é muito importante. Quem tomar a vacina pode sim ficar doente, mas a gravidade vai diminuir, as internações irão diminuir e as mortes também”, explica ele.
ENTENDA A EFICÁCIA
Bernardino explica que a vacina Coronav, desenvolvida pelo Instituto Butantan, tem eficácia de 50,3%, comprovada pela Anvisa. “Isso significa que, de cada cem pessoas vacinadas que tiverem contato com o vírus, 50,39% não vão manifestar a doença graças à imunidade conferida pela vacina. O cálculo da eficácia geral leva em conta a análise de todos os casos de covid-19 registrados entre os voluntários dos testes clínicos”, explica o médico.
Outro ponto destacado pelo médico é que com a vacina, a cada cem pessoas infectadas e doentes, 22 podem precisar de internação. “Essa redução dos casos graves é que deve ser levada em conta“, reforça Bernardino.
No âmbito populacional, o médico diz ainda que o período de transmissão pode diminuir, já que os casos graves vão diminuir.
“A vacina deve reduzir a carga sobre os hospitais, que precisam atender, além das demandas de covid-19, outras doenças. A vacina pode sim desafogar o sistema de saúde”, afirma.