O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), foi para as redes sociais, nesta segunda-feira (5), para anunciar que a vacinação contra a covid-19 chegou para quase 60% da população adulta.
Na prática, significa que 110.674 pessoas receberam a primeira dose de imunizante contra a doença, representando 59,88% de 184.961 habitantes acima de 18 anos.
LEIA TAMBÉM
Especialistas defendem vacinas e criticam quem quer escolher
Para alcançar este número, a Prefeitura considera dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que estima uma população geral de 227.618.
“Essa marca é fantástica. 60% da nossa população adulta tomou pelo menos uma dose da vacina. Significa que estamos avançando, que vamos diminuir internações, pessoas em UTIs e óbitos”, afirma.
“Queremos diminuir toda forma de contágio e isso é possível com você tomando todos os cuidados necessários. Não deixe de usar máscara, evite todas as formas de aglomeração, use álcool em gel e se não tiver, use água e sabão”, completa.
VACINÔMETRO TEM CÁLCULO DIFERENTE
Apesar dos números apresentados pelo prefeito de Araraquara, a plataforma oficial do Governo de São Paulo que centraliza os dados de vacinação faz cálculo diferente.
A plataforma Vacinômetro considera dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e calcula a porcentagem de vacinados com a 1ª dose comparado com a população geral.
Com isso, baseado em 238.339 habitantes, a cidade vacinou 46,44%. Atualmente, Araraquara ocupa a 233ª posição no ranking de vacinação de todo o Estado de São Paulo.