O governo de São Paulo não vai mais destinar vacinas aos municípios com base no quantitativo populacional estimado, como era feito desde o início da vacinação contra a covid-19, em janeiro. A alteração vale a partir desta segunda-feira (08) sendo publicada no Diário Oficial.
A publicação determina que os municípios, agora, devem fazer essa solução de quinta a domingo. A quantidade será disponibilizada na semana seguinte, segundo a Diretoria Regional de Saúde (DRS III).
A medida estabelece que cada município formulará estimativa seguindo o controle vacinal das respectivas vigilâncias epidemiológicas ligadas às suas secretarias de saúde, atendendo o pleito dos municípios, adequando a logística de distribuição, visando atendimento pleno aos munícipes com a disponibilização dos imunizantes.
A secretária municipal de saúde, Eliana Honain, comentou a mudança, em entrevista à CBN Araraquara. De acordo com ela, a nova medida é bastante positiva, mas dependerá da capacidade efetiva de distribuição do Estado, conforme necessidade dos municípios.
“De um lado é ótimo porque sabemos o quantitativo de vacinas que precisamos por semana, principalmente, para segundas e terceiras doses. Em relação à primeira dose, acreditamos que as pessoas que tinham interesse já tomaram”, afirmou Honain.
“Vamos ver realmente como isso vai ocorrer, se a secretaria estadual terá o quantitativo necessário para todos os municípios por semana. É uma boa alternativa, mas tudo vai depender da capacidade de resposta da secretaria estadual”, completou.