- Publicidade -
vacinasFiocruz esclarece sobre doses da vacina AstraZeneca

Fiocruz esclarece sobre doses da vacina AstraZeneca

Fundação se posiciona após reportagem apontar que imunizantes podem ter sido usados após validade

- Publicidade -

Vacina AstraZeneca teria sido aplicada fora do período de validade ( Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)

 

Após publicação do Jornal Folha de São Paulo, nesta sexta-feira (2), de que lotes de vacinas AstraZeneca teriam sido aplicadas fora do prazo de validade, a Fiocruz esclarece que os lotes não foram produzidos pela Instituição.  

- Publicidade -

Somente em Araraquara estima-se que 13 doses fora da validade foram aplicadas em cinco unidades de saúde diferentes. A Prefeitura afirma que está investigando o caso e que identificou as pessoas que foram vacinadas com doses dos lotes mencionados pela reportagem.

No posicionamento da Fiocruz, ela afirma que parte dos lotes (com numeração inicial 4120Z) é referente aos quantitativos importados prontos do Instituto Serum, da Índia, chamada de Covishield, e entregues pela Fiocruz ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) em janeiro e fevereiro deste ano. Os demais lotes apontados foram, segundo a Fiocruz, fornecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).

“Todas as doses das vacinas importadas da Índia (Covishield) foram entregues pela Fiocruz em janeiro e fevereiro dentro do prazo de validade e em concordância com o MS, de modo a viabilizar a antecipação da implementação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, diante da situação de pandemia. A Fiocruz está apoiando o PNI na busca de informações junto ao fabricante, na Índia, para subsidiar as orientações a serem dadas pelo Programa àqueles que tiverem tomado a vacina vencida”, afirma, em nota.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -