Cerca de mil idosos residentes em asilos de Araraquara devem ser vacinados contra covid-19 a partir de segunda-feira (1º). A informação é do Comitê de Contingência do Coronavírus e segue o plano de imunização do Estado e Ministério da Saúde.
Até o momento, a cidade recebeu dois lotes de vacinas, sendo 3.140 de Oxford/AstraZeneca e 4.080 doses de CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan.
A vacinação foi iniciada há uma semana com prioridade aos profissionais que atuam na linha de frente nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Segundo o Comitê, para atender os hospitais foram destinados quantitativos dos imunizantes e eles mesmos estabeleceram o cronograma para seus profissionais, considerando os que estão em maior risco de contaminação ao novo coronavírus.
Na próxima fase de vacinação, seguindo os planos de imunização do Estado e Ministério da Saúde, serão vacinados os cerca de mil idosos que são residentes em asilos no município e, na sequência, os profissionais liberais da Saúde que comprovadamente estão atuando em seus consultórios – incluindo dentistas, fisioterapeutas, além de profissionais de laboratórios de análises clínicas.
O Comitê ressalta que a campanha de imunização contra a covid-19 em Araraquara será desenvolvida de acordo com a disponibilidade das remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e do Governo do Estado.
As novas etapas do cronograma e os próximos públicos-alvo da campanha de vacinação também serão comunicados oportunamente.