Araraquara atingiu a marca de 100 mil aplicações da primeira dose da vacina contra covid-19 nesta quarta-feira (30).
De acordo com a Prefeitura de Araraquara e o “Vacinômetro”, ferramenta desenvolvida pelo Estado de São Paulo, Araraquara aplicou até o momento 138.800 doses da vacina, sendo que 100.233 pessoas foram imunizadas com a primeira dose e 38.567 já receberam a segunda dose.
Levando em consideração a população total de Araraquara com 238.339 pessoas, de acordo com o censo de 2020, 42% da população da cidade tomou a primeira dose, enquanto 16% já foi imunizado com as duas doses.
Nesta quarta-feira, Araraquara começou vacinar pessoas de 43 anos ou mais, sendo que até a próxima sexta-feira (2) as pessoas de 41 anos já poderão receber a primeira dose da vacina contra covid-19. São 29 polos de vacinação na cidade.
De acordo com o médico sanitarista e professor da Unesp Rodolpho Telarolli Jr, o marco das 100 mil primeiras doses aplicadas deve ser comemorado. “A vacinação foi o grande avanço que veio em 2021 da prevenção dessa grave doença. Minha recomendação é que todos que tenham acesso à vacinação aproveitem e tomem a vacina, seja qual for, não vamos ficar escolhendo a marca da vacina”, diz.
Telarolli ressalta que todas as vacinas tem eficácia na prevenção da forma grave do coronavírus. “Nenhuma vacina é 100% eficaz, mas quem for vacinado e contrair a doença não vai evoluir para forma grande. Mesmo estando vacinado, não vamos nos esquecer da prevenção, como uso de máscara, distanciamento social e boa higiene das mãos”, finaliza.