- Publicidade -
vacinasMetade das crianças volta às aulas sem nenhuma dose de vacina

Metade das crianças volta às aulas sem nenhuma dose de vacina

Até o momento, foram vacinadas 9,3 mil crianças, de 5 a 11 anos, em Araraquara; atividades retornam até a próxima segunda-feira (7)

- Publicidade -

Volta às aulas em Araraquara Escola Antonio Joaquim de Carvalho(Foto: Amanda Rocha)
Volta às aulas em Araraquara em 2021 (Foto: Amanda Rocha)

 

 

- Publicidade -

 

 

 

As aulas estão voltando neste começo de mês, mas sem que metade dos alunos tenha recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Araraquara. Até o momento, pouco mais de 9,3 mil crianças, de 5 a 11 anos, foram vacinadas. 

As escolas municipais e estaduais estão retornando, gradativamente, até a próxima segunda-feira (7). Somente na rede municipal de ensino, são quase 17 mil crianças na educação infantil e no ensino fundamental que devem voltar às salas de aula. 

- Publicidade -

Segundo a Vigilância em Saúde, a expectativa era vacinar 18 mil alunos antes do início das atividades presenciais. Mas isso não deve acontecer no tempo previsto: apenas 52% deste público foi vacinado até agora.
O coordenador da Vigilância, Rodrigo Contrera Ramos, atribui a baixa adesão, dentre outros fatores, a politização da vacina. 

“Uma boa parte dos pais não acredita na vacina ou tem receito e uma boa parte não conseguiu se organizar para vacinar. Na final de semana passada tivemos uma campanha do dia D, tínhamos uma expectativa grande de adesão mas a chuva atrapalhou um pouco. Agora nesta semana a adesão ainda não está satisfatória”, avaliou. 

Após o dia D do final de semana, Araraquara deve realizar, agora, o dia C, seguindo recomendação da secretaria estadual de Saúde. Os detalhes ainda serão divulgados. 

“Serão abertos as 34 unidades de saúde do município, com foco nas crianças mas também haverá vacinação de adultos. Espero que os pais tragam as suas crianças para tomarem a vacina para que possam voltar tranquilamente às aulas”, apontou. 

Em Araraquara, desde o início da pandemia, mais de 3 mil crianças foram infectadas pelo coronavírus, sendo que 213 estão com a doença atualmente, mas sem complicações ou sintomas graves. 

A médica pediatra Andreza Juliani Gilio alerta que, quanto maior o número de infectados, maior também o percentual de agravamentos. Ela cita as mais de 300 mortes de crianças pela Covid-19 no Brasil e defende a segurança das vacinas. 

“Com os seus filhos voltando para a escola e convívio, sem aquela restrição de números de crianças vai ter um risco maior desse vírus circular nas escolas e a chance dos filhos se contaminarem com a nova variante é muito alta. E quanto mais circula mais sofre mutação  e maior é o risco dessa mutação ser mais grave na faixa etária mais nova. É muito mais seguro vacinar do que pegar a covid”, avaliou.

PROTOCOLOS
A secretaria municipal da Educação disse que tomou todos os cuidados previstos no Protocolo Sanitário de retorno das atividades presenciais dos estabelecimentos da Rede de Educação Básica do Município. 

Fazem parte deste protocolo a higiene frequente das mãos, o uso de álcool em gel a 70%, higiene dos ambientes, como salas de aula, laboratório, refeitório, biblioteca, e o uso de máscaras, com exceção das refeições e do repouso. 

A aferição da temperatura e a proibição de aglomeração de alunos e de funcionários também fazem parte das medidas adotadas neste retorno. 

A assistente de operação de campo Kedman Leslie, de 37 anos, é mãe  do Arthur e Sara, de 6 e 8 anos. Ambos estudam na rede municipal e se preparam para voltar à escola. 

Ela conta que os filhos voltaram a frequentar a escola no ano passado, e que notou diferença no comportamento deles. 

“Em relação as crianças a questão do distanciamento, álcool e mascaras foi bem rigoroso nesse sentido e não duvido que esse ano vai ser também. É de extrema importância que eles esse cuidado e tenham esse convívio social, ficaram praticamente 1 ano dentro de casa. Voltaram desaprendidos, por mais que a gente tentasse dentro de casa não tinha tanta rotina, mas eles recuperaram rapidinho”, avaliou. 

Sobre a possibilidade de casos, a secretaria de Educação afirma que “realiza a testagem periódica de Covid-19 de todos os docentes e funcionários, e, também, de estudantes do Ensino Fundamental”. 

ONDE SE VACINAR?
Araraquara vacina as crianças, de 5 a 11 anos, em cinco unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa. Os polos funcionam de segunda a sexta-feira é das 8 às 15 horas. 

A recomendação é que as crianças estejam acompanhadas por adulto responsável ou apresentem termo de assentimento. É necessária a apresentação do RG, CPF ou Cartão SUS.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -