O Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo, através da Promotoria de Justiça de Araraquara, arquivou uma denúncia anônima contra a prefeitura de Gavião Peixoto, sobre ‘fura-filas’ na vacinação contra a Covid-19, em Gavião Peixoto.
De acordo com a denúncia, a prefeitura estaria beneficiando cuidadores de idosos, em função de grau de parentesco, além de pessoas que trabalham em petshop.
A Promotoria solicitou junto ao poder público municipal a relação de todas as pessoas vacinadas no município, para verificar se o Plano Nacional de Vacinação estava sendo observado.
Vale lembrar que esta denúncia foi feita no início da vacinação, na segunda quinzena de janeiro de 2021.
De acordo com resposta da prefeitura enviada à Promotoria de Araraquara, “após o recebimento das primeiras doses, a vacinação se iniciou em 21 de janeiro do corrente ano [2021], conforme se verifica da Planilha de Controle de Vacinação”.
Conforme decisão do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), publicada no Diário Oficial d, a representação apócrifa noticiando inúmeras irregularidades supostamente praticadas pela Municipalidade de Gavião Peixoto, no enfrentamento da pandemia causada pelo Covid-19, a representação é genérica e veio desacompanhada de quaisquer outros elementos de informação, inviabilizando a continuidade das investigações”.
Desta forma, o CSMP determinou o arquivamento da denúncia.