A região de Araraquara possui 20,4 mil ‘faltosos’ para a segunda dose de vacina contra a covid-19. A informação é do Governo do Estado de São Paulo, que centraliza as informações.
Diante da situação, a secretaria de Estado da Saúde emitiu um novo alerta, nesta terça-feira (24), aos 1,27 milhão de pessoas que deixaram de tomar a segunda dose em São Paulo.
O balanço estadual contabiliza que 715 mil pessoas precisam completar o esquema vacinal com a vacina Coronavac, 511 mil da Astrazeneca e 47,7 mil da Pfizer.
A orientação do órgão é que essas pessoas procurem um posto de vacinação o mais rápido.
“Aqueles que tomaram a primeira dose precisam retornar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. A proteção só acontece após completar o esquema vacinal”, afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
LEIA TAMBÉM
Araraquara vai receber mais 6 mil doses de vacina contra a covid
Para completar o esquema vacinal contra covid-19, são necessárias duas doses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz e Pfizer (12 semanas) – para esta última, o Governo de São Paulo aguarda envio de doses e oficialização do Ministério da Saúde quanto à redução do prazo para 21 dias.
Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose.
As Prefeituras são responsáveis pela busca ativa dos vacinados, mas o Governo de SP apoia a ação com o envio de mensagem via SMS e por e-mail à população para lembrar a data da segunda dose conforme pré-cadastro realizado no site Vacina Já ou no momento da aplicação da vacina.