- Publicidade -
vacinasSaiba como será o Dia D de vacinação contra a covid-19

Saiba como será o Dia D de vacinação contra a covid-19

Meta da Prefeitura é imunizar pessoas que fazem parte de grupos prioritários da covid-19 e da Influenza que ainda não tomaram vacina

- Publicidade -

Araraquara terá Dia D de vacinação contra a covid-19 neste sábado (19) (Foto: Amanda Rocha)

- Publicidade -

O Dia D de Vacinação e da Solidariedade será realizado neste sábado (19), das 8 às 16 horas, em Araraquara. Será um sábado de imunização contra a covid-19 e também contra a Influenza (gripe), tendo ainda como objetivo incentivar a doação de alimentos, itens de higiene e limpeza e agasalhos para famílias atendidas pela Rede de Solidariedade.

Contra a covid-19, serão vacinadas as pessoas de 54 anos ou mais e também os chamados faltosos, que são as pessoas que, mesmo já fazendo parte dos grupos prioritários, por algum motivo, ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose dos imunizantes. De acordo com números da Secretaria Municipal de Saúde, somente da segunda dose, são cerca de 1.100 faltosos que estão sendo aguardados neste dia.

A vacina contra a covid-19 estará sendo aplicada nos pontos de vacinação organizados pela Saúde, com exceção do drive-thru do Sesc e na unidade do Sesa, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Já a vacina contra a Influenza, que desde o dia 9 de junho está na fase 3 da campanha nacional, também será aplicada das 8 às 16 horas, em todas as unidades de Saúde do município, com exceção do CMS da Vila Xavier, do Iedda e da UPA do Valle Verde, onde o foco é a vacina da covid-19.

Nesta fase 3 da vacinação contra a influenza estão no grupo prioritário as pessoas com comorbidades, com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento, e trabalhadores do sistema prisional. As fases anteriores já priorizavam crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores e idosos com 60 anos ou mais.

- Publicidade -

Todos que ainda não tomaram podem aproveitar o Dia D; com exceção das pessoas que tomaram nos últimos 14 dias ou vão tomar agora a vacina contra a covid-19.

Como as duas campanhas de vacinação estão em curso simultaneamente, a da gripe e da covid-19, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação contra o novo coronavírus seja priorizada nos grupos liberados para receber essa imunização. Nesses casos, a vacina influenza deve ser tomada depois, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. E é recomendado que as pessoas levem o cartão da covid-19 no ato da vacinação para os profissionais da Saúde conferirem a data, além dos documentos pessoais e comprovante de endereço.

SOLIDARIEDADE
As pessoas que forem se vacinar contra a covid-19 ou contra a Influenza, neste sábado, poderão participar do Dia D da Solidariedade, doando um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou cobertores e agasalhos que serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade atendidas pela Rede de Solidariedade do Município.

Desde a sua criação, em março de 2020, a Rede já arrecadou quase 245 mil quilos de alimentos e outros quase 434 mil quilos foram comprados pelo município, resultando, até agora, na entrega de 25.279 cestas que já atenderam quase 14,5 mil famílias.

O Dia D da Solidariedade se soma aos esforços da Prefeitura na arrecadação para a Campanha do Agasalho – Inverno Solidário 2021, que foi lançada oficialmente pelo Fundo Social de Solidariedade no dia 3 de junho, com o slogan “Você está coberto de razões para fazer uma boa ação”.

SERVIÇO:
DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 E CONTRA A INFLUENZA

Sábado (19), das 8 às 16 horas

Vacinação contra a Covid-19
Público alvo: Pessoas com 54 anos ou mais
Onde: Polos de vacinação contra a Covid-19 (CMS da Vila Xavier, Ieda, UPA Vale de Verde e drive-thru do Cear), exceto unidade do Sesa e drive-thru do Sesc.

Faltosos da segunda dose
Onde: Coronavac na UBS Vila Xavier e drive-thru do Cear e AstraZeneca em todos os outros polos
O que levar: Cartão de vacinação da Covid-19 caso já tenha tomado a primeira dose, RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Vacinação contra a Influenza
Público alvo: crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores e idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; trabalhadores do sistema prisional, integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento.
Onde: Todos os postos de saúde do município, exceto CMS da Vila Xavier, Iedda e UPA Vale de Verde.
O que levar: Cartão de vacinação da Covid-19, caso já tenha tomado uma ou duas doses, RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

DIA D DA SOLIDARIEDADE
Sábado (19), das 8 às 16 horas
Pontos de arrecadação: todos os pontos de vacinação contra a Covid-19 e Influenza
O que doar: alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou cobertores e agasalhos

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -