A vacina contra a covid-19 volta a ser aplicada nesta segunda-feira (18), com a aplicação da terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais, em todos os polos de vacinação, e também nos profissionais da saúde. Todos devem ter completado a imunização, com duas doses, há pelo menos seis meses.
Os trabalhadores dos serviços de saúde que já estavam sendo vacinados nos drive-thrus do Cear e do Sesc, passarão a ser atendidos também nas unidades do Sesa, Iedda, Vila Xavier e Adalberto Roxo.
À medida que foram completando 6 meses da segunda dose, podem se vacinar todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto os trabalhadores de apoio, incluindo recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros.
Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos, doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
Será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.
Continuará ainda na segunda a aplicação de terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico, na unidade do Sesa. Além da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, de gestantes, lactantes e puérperas, das pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da segunda dose dos imunizantes, em todos os polos de vacinação.