O Governo do Estado não sabe quando será possível vacinar todos os idosos com mais de 60 anos contra a covid-19. A informação foi dada na coletiva desta quarta-feira (3).
Segundo Regiane de Paula, responsável pelo controle de doenças da secretaria estadual da saúde, com as doses liberadas até o momento, não há como prever quando o calendário atingirá a população com mais de 60 anos. Em todo o Estado são 7,5 milhões de idosos com mais de 60 anos.
“Assim que as doses chegarem já estamos com seringas e toda a estrutura e logística montada para vacinar todas as pessoas, mas dependemos de mais doses. Precisamos de mais vacinas”, diz ela.
Para quem tem mais de 80 anos, a vacinação começa ainda neste mês, segundo o governo estadual.
“Enviamos para os municípios essa semana 587 mil doses para completar a primeira fase da vacinação, profissionais da saúde e idosos em asilo e também idosos com esse 90 anos. O restante do grupo de idosos serão vacinados quando tivermos mais doses”, afirma Regiane.
IDOSOS
“A vacinação dos idosos é fundamental e precisamos buscar isso. Em Isarael onde mais de 50% da população foi vacinada, caiu 60% internações de pessoas com mais de 60 anos”, diz João Gabbardo, coordenador executivo do centro de contingência.
“Precisamos de mais vacinas. Até agora, de 10 vacinas aplicadas, 9 foram o Butantã. Onde estão as outras vacinas? Isso é uma pergunta que deve ser feita ao Ministério da Saúde”, indaga o governador João Dória (PSDB).