A sobra de vacinas contra a covid-19 em Araraquara está sendo usada para aplicação em profissionais da Saúde que perderam a data, no início da imunização na cidade.
De acordo com a secretária da Saúde, Eliana Honain, parte significativa deste público, considerado prioritário não foi vacinado, pois vieram menos doses que o previsto.
“Eram 9.900 [doses] vieram 14.400 e ainda faltam pessoas. Fizemos uma solicitação e para resolver esse problema a xepa está utilizada para esses profissionais”, explica.
Como teriam sido enviadas menos doses que profissionais, a secretaria municipal de Saúde decidiu adotar o uso das sobras para esse público alvo e oficiou o Estado.
“Os profissionais de saúde que não foram vacinados e que estão atuando, devem deixar seu nome na Vigilância Epidemiológica para a xepa”, afirma.
Ainda de acordo com Honain, as pessoas que perderam a data podem procurar a sede da Vigilância Epidemiológica, fazer uma espécie de cadastro, para serem chamadas.
Outro ponto ressaltado pela secretária da Saúde é de que há ao menos 300 pessoas cadastradas para receber as sobras, que são aplicadas diariamente.