- Publicidade -
Brasil e MundoConheça alternativa para acabar com moscas-das-frutas

Conheça alternativa para acabar com moscas-das-frutas

Pesquisadores da Embrapa desenvolveram bioinseticida capaz de combater diferentes espécies do inseto

- Publicidade -

Para os fruticultores que enfrentam dificuldades em acabar com moscas-das-frutas na plantação, pesquisadores da unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) do Amapá desenvolveram um inseticida microbiológico para combater espécies do inseto. Entre elas, estão a praga quarentenária mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), presente em todo o estado do Amapá e em áreas restritas de Roraima e do Pará.

O bioinseticida inédito tem como base o fungo Metarhizium anisopliae, isolado de solo no município de Macapá (AP). Por ter sido obtido no ambiente amazônico, o microrganismo é ideal para o controle das moscas-das-frutas que ocorrem em ambiente tropical.

- Publicidade -

Os pesquisadores da Embrapa atestaram o potencial de ação desse ativo tecnológico em territórios nacional e internacional, no controle das seguintes espécies de moscas-das-frutas:

  • Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola);
  • Anastrepha fraterculus;
  • Ceratitis capitata (mosca do Mediterrâneo);
  • Bactrocera dorsalis (mosca-das-frutas-oriental).

Todas elas são de importância econômica para a fruticultura. Somente a mosca-da-carambola já foi identificada em 26 frutíferas como goiaba, manga, carambola, acerola, citros, tangerina, caju, jambo e laranja-da-terra, conforme apontam os estudos da Embrapa Amapá. Por isso, ela é capaz de provocar grande impacto econômico nessas culturas no país.

Como funciona o bioinseticida

Para utilizar o bioinseticida que combate as moscas-das-frutas, o fruticultor precisa aplicá-lo na projeção da copa das frutíferas hospedeiras das espécies-praga. Os resultados mostraram que, em condições de campo, o percentual de controle obtido com a tecnologia foi elevado, chegando a até 87%.

Segundo o pesquisador Adilson Lopes, o controle biológico de pragas agrícolas é uma alternativa sustentável para reduzir ou substituir a utilização de inseticidas químicos sintéticos.

- Publicidade -

O produto desenvolvido para acabar com moscas-das-frutas não apresenta risco para o meio ambiente e atua sobre as larvas, pupas e adultos da praga ainda no solo. No caso de adultos oriundos de solo tratado, boa parte emerge infectado e morre antes de completar o período de pré-oviposição, não chegando a produzir descendentes.

Para aqueles que tiverem interesse em adquirir o bioinseticida, a tecnologia está no status de ativa para formulação de produto e aguarda por parceiros da iniciativa privada interessados em produzi-lo e comercializá-lo.

LEIA MAIS

Mato Grosso concentra quase metade dos municípios mais ricos do Brasil no agronegócio

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress