Após registrar o dia mais quente do ano nesta quarta (13), com máxima de 34°C, Campinas amanheceu nesta quinta-feira (14) sob a influência da frente fria prevista pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. Por conta das mudanças, as temperaturas devem cair e chuvas são esperadas ao longo do dia não só na cidade e na região, mas também em outras áreas do território paulista (veja as informações abaixo).
“A previsão para a quinta-feira é de céu nublado a encoberto, com previsão de chuvas no decorrer do dia”, diz o boletim divulgado pelo centro. As precipitações, inclusive, podem ocorrer “até a madrugada de sexta-feira (15), podendo apresentar picos de intensidade e descargas elétricas, principalmente à tarde, não se descartando volumes elevados na região”, completa o texto.
Quando esfria?
Com temperatura máxima na manhã em torno de 25°C, os termômetros devem sofrer um declínio a partir da tarde, “com a mínima prevista em 16°C à noite, quando os ventos assumem velocidades moderadas a fortes (em torno de 30 km/h) e com rajadas ocasionais, impulsionando a entrada de ar frio, de origem polar, resultando em mínimas de 13°C na sexta-feira”, diz.
Na sexta, inclusive, a tendência é de nebulosidade variável, com maior nebulosidade no período da manhã e possibilidade de chuvas entre madrugada e início da manhã. Depois disso, conforme o Cepagri, a cobertura de nuvens deve diminuir no decorrer do dia. “Os ventos persistem com intensidade moderada a forte, e a temperatura máxima está prevista em 25°C“, afirma.
LEIA TAMBÉM
Shopping terá encontro de Fuscas e carros antigos no final de semana
Dia da Consciência Negra passa a ser feriado em todo o estado de São Paulo
No resto do estado
Os meteorologistas do Cepagri também esperam que a quinta-feira tenha chuvas “em todas as regiões de São Paulo“. As precipitações são esperadas “entre a madrugada e a manhã, especialmente no oeste, centro e sul do estado, e avançando para as demais áreas no decorrer do dia”. As ocorrências de chuvas também estão associadas à passagem da frente fria no estado.
“Há possibilidade de chuvas intensas e volumosas, ocasionando transtornos como alagamentos e enxurradas, sobretudo na metade leste paulista. Também são esperados temporais no decorrer do dia. A partir do começo de tarde, o tempo começa a firmar novamente a partir da faixa de divisa com o PR. O litoral e as áreas de divisa com MG ainda deverão ter chuvas na sexta”, pontua.
LEIA MAIS