Quem procura uma boa dica de passeio no Circuito das Águas e gosta de futebol, aí vai: Monte Alegre do Sul criou em 2020 um espaço especial dedicado a um ex-morador ilustre: o ex-jogador Mauro da Silva Gomes, o Mauro Silva do tetra mundial, nos Estados Unidos, em 1994, que passou boa parte da adolescência na estância hidromineral.
O memorial expõe a vida e trajetória no futebol do titular na campanha vitoriosa do tetracampeonato conquistado pela Seleção Brasileira. O local conta a história de Mauro através de peças raras como camisas, chuteiras e troféus.
O espaço, instalado na antiga Estação da Mogiana, possui ainda um auditório onde são exibidas sessões de vídeos sobre a vida e a carreira do ex-jogador. O acervo pode ser visitado pelo público no Centro Cultural “José Peschiera”, na praça “Sebastião Carvalho”, conhecida como a Praça do Trem, no Centro Histórico, das 12h às 16h, de quarta a domingo. A entrada é gratuita.
O ícone do tetra esteve presente na inauguração em 2020. Antonio Henrique Corsi, ex-diretor de Esportes de Monte Alegre do Sul, relata que o memorial foi uma maneira de marcar a importância de Mauro Silva para a cidade. “A ideia do memorial foi homenagear o Mauro e tudo que ele representa. A intenção foi deixar sua história de superação exposta para que sirva como um espelho para crianças e jovens da região”, menciona.
Trajetória de superação e conquistas
Nascido em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Mauro Silva se mudou com a família para Monte Alegre do Sul quando tinha apenas 12 anos, após a morte de seu pai. Seu primeiro contato com o futebol foi na cidade, onde jogou no Grêmio Esportivo Mantiqueira e no Esporte Clube Monte Alegre do Sul (ECMAS). O craque atuou ainda em times do Circuito das Águas Paulista como o Serra Negra Esporte Clube.
Como profissional, o ex-volante defendeu o Bragantino e o Guarani, de Campinas. Depois se transferiu para o Deportivo La Coruña, da Espanha, onde jogou por 15 anos, conquistou seis títulos e foi um grande ídolo.
Com a camisa da seleção brasileira, Mauro Silva ganhou o título da Copa do Mundo dos EUA, em 1994, e participou das campanhas vitoriosas da Copa da Amizade de 1992, também nos EUA, e da 38ª Copa América disputada na Bolívia em 1997.
Após a vitória da seleção brasileira em 1994, Mauro Silva retornou para Monte Alegre e desfilou em carro aberto em uma grande festa sob o olhar de admiração e orgulho dos moradores da cidade. Aos 53 anos, Silva ainda atua na área esportiva, mas dessa vez como vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).