Jaguariúna, cidade do Circuito das Águas Paulista, tem como um de seus principais diferenciais o tradicional passeio de maria-fumaça. Partindo de Campinas, a linha ferroviária percorre cerca de 48 quilômetros entre ida e volta, sendo considerada a maior rota turística em operação no Estado de São Paulo.
O percurso passa por cinco estações ferroviárias diferentes, além do destino final na estação de Jaguariúna. De acordo com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável por operar a rota desde 1984, a circulação da maria-fumaça funciona seguindo os protocolos de segurança em prevenção à covid-19, como a limitação de passageiros nos carros, promovendo o distanciamento social.
No destino final, em Jaguariúna, o turista tem a oportunidade de visitar uma feira de artesanato com diversas opções de lembrancinhas, além de produtos típicos como cachaças artesanais. Na parada, existe a chance de almoçar ou lanchar em estabelecimentos nas proximidades da estação. A “Estrela da Mogiana” conta ainda com o museu ferroviário de Jaguariúna e os elegantes bares da estação.
Até o mês de junho, a ABPF faz uma campanha de solidariedade, na qual passageiros que doarem 1kg de alimento pagam meia-entrada (R$80). A tarifa para crianças de 6 a 12 anos também é reduzida, pagam apenas 50% do valor da meia (R$40) até o fim deste mês. Crianças até 5 anos, viajando no colo, não pagam. Os ingressos são vendidos antecipadamente pela internet (clique aqui) ou no dia do passeio, apenas na bilheteria da estação.