A Prefeitura de Socorro criou uma trilha ecológica dentro do Parque da Cidade “João Orlandi Pagliusi”. De acordo com Tiago Sartori, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da estância, a chamada Trilha do Rio é um ambiente natural para atividades de educação ambiental na cidade, além de oferecer uma opção de lazer aos moradores e turistas, através da prática de exercícios físicos.
A Trilha do Rio conta com um percurso de 1,2 km até o bairro Parque Barbosa. Ao retornar ao Parque da Cidade, a caminhada totaliza 2,4 km, com passeio pelo bioma da Mata Atlântica, às margens do Rio do Peixe. Segundo a administração municipal, é possível observar diversas espécies de animais durante a trilha, especialmente pássaros.
O horário de visitação coincide com o do Parque da Cidade, das 6h às 20h. De acordo com a administração municipal, não há limitação de frequentadores durante a pandemia do novo coronavírus, e todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos para garantir segurança à população.
O percurso pode ser iniciado pelo Parque da Cidade, ao lado da pista de skate, ou através do bairro Parque Barbosa. A secretaria de Meio Ambiente alerta os moradores que, ao utilizarem a trilha, atentem-se à preservação do local. É proibido atear fogo, cortar ou retirar as plantas do espaço.
Segundo o prefeito Ricardo Lopes (PTB), a iniciativa visa fomentar a atividade turística na estância, além de incentivar a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Socorro.
“O Parque da Cidade é um de nossos principais atrativos do município. Nosso objetivo é torná-lo um local cada vez mais agradável para os seus frequentadores”, afirma o prefeito.