- Publicidade -
brasilemundoEmbaixada do Brasil confirma contato com familiares de Dom Phillips

Embaixada do Brasil confirma contato com familiares de Dom Phillips

Mais cedo, jornal The Guardian publicou que familiares do correspondente disseram que autoridades teriam localizado os corpos

- Publicidade -

O jornalista britânico Dom Philipps e o indigenista Bruno Pereira

 

- Publicidade -

A Embaixada do Brasil em Londres confirmou nesta segunda-feira (13) que vem mantendo contato com familiares do jornalista inglês Dom Phillips, no Reino Unido, a respeito do desaparecimento dele e do indigenista Bruno Pereira, no Vale do Javari, na Amazônia. A embaixada se recusou, porém, a informar o teor dessas conversas.

Mais cedo, o jornal The Guardian, para com o qual Phillips colaborava, publicou relato de familiares do correspondente estrangeiro, segundo os quais diplomatas brasileiros disseram a eles, por meio de um telefonema na manhã desta segunda, que os corpos de ambos haviam sido localizados na selva.

A Polícia Federal, que lidera as investigações, negou ter encontrado os corpos de Dom Phillips e Bruno Pereira. “Não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips”, declarou o comitê de crise, liderado pela Superintendência da PF no Amazonas. Associação de indígenas Unijava, que auxilia nas buscas, também negou a informação. 

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM
OMC emite alerta para riscos no fornecimento de alimentos pela Ucrânia
Brasil registra terceiro caso de varíola dos macacos

Segundo a PF, “foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos”. No sábado (11), o presidente Jair Bolsonaro disse que investigadores recolheram material que aparentava ser “vísceras” humanas no rio.

“A Embaixada tem mantido contatos com a família de Dom Phillips, a pedido desta. A Embaixada não se pronunciará sobre o conteúdo desses contatos. Informações atualizadas sobre o caso devem ser solicitadas às autoridades responsáveis, no Brasil”, disse a representação diplomática brasileira no Reino Unido, em resposta ao Estadão.

Conforme o Guardian, um auxiliar do embaixador brasileiro, Fred Arruda, teria telefonado à família de Phillips e dito que não só os corpos haviam sido encontrados, como revelado detalhes. O jornal diz que, conforme esse diplomata, os cadáveres estariam amarrados em uma árvore na mata.

“Ele disse que gostaria que soubéssemos que haviam sido encontrados dois corpos”, disse o cunhado de Dom Phillips, Paul Sherwood, conforme declaração reproduzida pelo jornal britânico. “Ele não descreveu onde foram encontrados e só disse que era na floresta e que estavam amarrados a uma árvore e não haviam sido identificados ainda.” 

LEIA MAIS
Investimentos no Tesouro Direto crescem e somam R$ 3,12 bilhões

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -