O projeto ‘CINEMUNDO 2’ chegou a Campinas em sua 2ª edição, no dia 26 de agosto, com o objetivo de confeccionar e doar estruturas de cinematecas, com acervo bibliográfico e videográfico de obras infantis. Além disso, realizou um espetáculo de contação de histórias por estrutura doada.
Entre os temas abordados, estavam a democratização do acesso aos conteúdos audiovisuais e escritos; expansão do repertório cultural, artístico e pedagógico de regiões carentes, bem como a estruturação de espaços precários de atendimento às crianças e adolescentes.
O objetivo do projeto é deixar um legado físico permanente nos espaços, por meio de um repertório de materiais educativos e culturais. Além disso, visa proporcionar conhecimento e beleza através de livros e filmes, estimulando a socialização, criatividade, linguagem e desenvolvimento cognitivo.
O projeto contou com Intérprete de Libras e tinha um monitor que auxiliava o público no espaço e também orientava os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentavam espectros, síndromes ou doenças que geravam limitações.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “CineMundo 2” tem a produção da AF dos Santos Produções, apoio da Komedi e Sancell, com patrocínio da Brasiliense, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Instituições que receberam as apresentações:
EMEF Maria Pavanatti Favaro
Sobre a Brasiliense: A Brasiliense possui uma trajetória de mais de 46 anos, iniciada em 1978. O Grupo é composto pela Brasiliense Comissária de Despachos, Brasiliense Cargo e Brasiliense Sistemas, contando com uma equipe de aproximadamente 700 colaboradores altamente capacitados, dedicados para atuar com competência e eficiência em toda cadeia logística, sempre levando as melhores soluções para os clientes. A Matriz está situada em Campinas e as filiais estão em Santos, Guarulhos, Viracopos, Rio de Janeiro, Curitiba e Itajaí. Com mais de meio século de atuação na área de comércio exterior, o Grupo Brasiliense é reconhecido por sua solidez, tradição e amplo relacionamento em todas as áreas e locais de atuação. Com a sua história, expertise, tradição e comprometimento foram os pilares que a tornaram uma referência no setor de comércio exterior.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.