Com quase 3 mil colaboradores (médicos, equipe de enfermagem, multiprofissionais, apoio e administrativo), 335 deles integrados ao corpo clínico (CLT), 33 especialidades, 284 médicos residentes e 103 residentes multiprofissionais em saúde, o Hospital PUC-Campinas ou Hospital da ‘PUCC’, como é mais conhecido, completa este ano 45 anos de atividades e serviços à população de Campinas e região.
“Celebramos 45 anos de dedicação, inovação e cuidado exemplar do Hospital PUC-Campinas. Pelos milhares de pacientes atendidos, pela sociedade impactada e pelos profissionais capacitados, nossa jornada é de assistência ímpar, desenvolvimento de pessoas e pesquisa contínua. Que nossos feitos inspirem novas conquistas em prol da saúde e bem-estar de todos”, ressalta o superintendente e diretor técnico do Hospital PUC-Campinas, Aguinaldo Pereira Catanoce.
O Hospital PUC-Campinas, instituição privada com atendimento a convênios privados, particular e ao Sistema Único de Saúde (SUS), é mantido pela Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI). Hoje, atende, quase 2,5 milhões de pessoas/ano, sendo 137 mil de atendimento/mês da população do SUS e 55 mil de convênios privados. Possui 339 leitos ativos, dos quais 207 são destinados ao SUS.
O Hospital PUC-Campinas integra, com o Hospital de Clínicas da Unicamp, Hospital Municipal Mário Gatti, o tríade de unidades hospitalares terciários e quartenários que garantem o atendimento pelo SUS a cerca de 700 mil moradores, só de Campinas. Considerando toda a região, o volume de atendimentos supera a marca de 1 milhão de pessoas.
REFERÊNCIA
Com 33 especialidades médicas o Hospital PUC-Campinas é referência em vários Serviços com destaque às áreas Cardiológica, Trauma, Neurológica, entre outras.
SALA DE AULA
O Hospital contribui para a formação de profissionais da saúde, ao servir de campo de ensino, formação profissional e treinamento ao corpo discente da Escola de Ciências da Vida (ECV) da PUC-Campinas com as 10 Faculdades (Medicina, Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia e Biologia, além do Serviço Social), em nível de Graduação e Pós-Graduação, servindo de campo para as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico.
Proporciona ainda, o aperfeiçoamento e especialização de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogas, odontologistas e assistentes sociais, por meio do Programa de Residência.