Localizado em um dos mais belos cenários brasileiros, a paradisíaca Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, o icônico Hotel Mercedes, um dos primeiros a se estabelecer no arquipélago, é sinônimo de requinte, sofisticação e muito bom gosto. São 14 mil m² de área total que proporcionam uma verdadeira imersão na natureza, já que o empreendimento é cercado pela vegetação nativa da Mata Atlântica.
Com uma vista incrível para o Oceano Atlântico, os hóspedes podem vivenciar experiências inesquecíveis para relaxar em suas acomodações, especialmente no outono, a melhor época para visitar a ilha, devido ao clima ameno, com sol durante o dia, perfeito para aproveitar a praia ou as piscinas do hotel; e aquele friozinho à noite, convidativo também para comer bem no restaurante do hotel, o Eme Haus, também de frente para o mar e pé na areia.
Logo na entrada o hotel já impressiona os hóspedes com sua ampla recepção, toda envidraçada e com confortáveis sofás. O acesso para os apartamentos passa por um corredor formado por gigantescas pedras que foram mantidas durante sua construção. Na área externa, um imenso jardim, com alamedas, propícias para uma boa caminhada após o café da manhã ou ao cair da tarde.
O café da manhã, inclusive, é servido em outro ambiente espaçoso, no piso superior, com vista para o mar. O desjejum pode ser feito aproveitando os pães, queijos, frutas da estação, bolos, salgados, sucos, cereais, entre outras opções saborosas e nutritivas.
Lazer
O hotel possui 60 apartamentos, alguns deles de frente para o mar, distribuídos em cinco categorias. Cada uma oferece muito conforto, com ar climatizado, frigobar, estação de trabalho com internet wi-fi, decoração, TV com canais de stremming, cofre e ventilador de texto.
Os apartamentos localizados de frente para o mar possuem espaçosos 30m². As unidades são equipadas com camas king e queen size com enxoval primeira linha, produzidos com 380 fios de algodão egípcio.
Depois de um dia inteiro de passeios e compras em Ilhabela, os hóspedes podem relaxar nas duas piscinas do hotel. Uma delas, localizada dentro da propriedade principal, é formada por águas naturais provenientes de uma cachoeira existente nas proximidades, que proporciona um banho refrescante, relaxante e revigorante.
A segunda piscina está situada em outra área do hotel, de frente para o mar, bastando apenas atravessar a rua. Por lá a propriedade também mantém um píer para atracação de embarcações, que é utilizada pelos hóspedes como deck de contemplação, já que diversas espreguiçadeiras estão espalhadas pelo corredor de cerca de 60 metros de comprimento. O lugar é perfeito para tomar banho de sol e se encantar com o visual incrível da enseada de Ilhabela. À noite a lua e as estrelas dão um show, devido à baixa luminosidade.
O Hotel Mercedes também recebe hóspedes que chegam de barco. Basta utilizar o píer para embarque e desembarque e deixar a embarcação em uma das 12 poitas (estrutura de concreto localizada no fundo do mar que se conecta à superfície por meio de cordas amarradas a uma boia) disponíveis para deixar os barcos “estacionados” no mar, com toda a segurança.
Gastronomia
Com um menu amplo que atende a todos os gostos, desde pratos veganos e vegetarianos, até opções para desfrutar à beira-mar, do café da manhã ao sunset, o Restaurante Eme Haus, localizado em frente ao hotel e pé na areia, é um convite para os hóspedes e público em geral para desfrutar a melhor gastronomia de Ilhabela. Cada prato é um chamado para desbravar caminhos ao mar, à natureza e às raízes da família.
O Eme Haus nasceu de um sonho da Anna Felizola, filha dos proprietários, em ter uma casa, uma morada voltada ao mar, homenageando essa história e as raízes da família e honrando o amor incondicional por Ilhabela. No coração da casa, na cozinha, cada prato é cuidadosamente preparado com ingredientes frescos. As hortaliças são colhidas diretamente do quintal, um presente da exuberante llhabela.
O menu é variado e também possui diversas opções de drinks e uma carta de vinhos completa. Entre as opções estão as saladas, frutos do mar, massas e sobremesas, tudo capitaneado pelos chefs Guilherme Bojlesen e Jane Rodrigues.
História
O Hotel Mercedes começou em Ilhabela em 1964 com apenas seis apartamentos. Mas a família havia chegado ao Brasil 10 anos antes, época em que tinham um restaurante alemão em pleno Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
“À época, o arquipélago ainda não era explorado turisticamente e havia apenas outros dois hotéis na cidade”, recorda-se Sérgio de Albuquerque Felizola, proprietário do Hotel Mercedes, que leva o nome de sua esposa, homenageada pelos pais dela. Mercedes tinha apenas 11 anos quando chegou em Ilhabela.
Ela cresceu nesse ambiente tropical, perto do mar em meio à uma natureza bruta que a fez crescer como uma mulher desbravadora e aventureira. O hotel foi onde ela aprendeu tudo sobre hotelaria desde muito nova. Da lavanderia e arrumação de quartos, à cozinha e recepção.
Mercedes trabalhava de manhã até a noite nas dependências do hotel e nas horas vagas dava vasão a diversas paixões e interesses. Aprendeu a esquiar e pilotar barcos, se aventurou em mergulho de apneia e pesca submarina, dirigiu desde muito cedo e aos 19 anos chegou a tirar o brevê de avião na Alemanha como única mulher em seu grupo.
“Atualmente contamos com 60 apartamentos. Ao longo dos anos, reformulamos os quartos, as configurações do hotel, sempre atualizando. Em breve iremos inaugurar um serviço de bote para buscar os frequentadores do restaurante e também um day use, aproveitando o lounge existente em frente ao hotel, com vista para o mar, onde os hóspedes e o público em geral poderão desfrutar da piscina, do píer e do restaurante Eme Haus”, anuncia Sérgio Felizola.
Ele também acrescentou as ações de sustentabilidade do hotel, como a captação de energia solar, reciclagem dos resíduos sólidos como mecanismos de preservação da natureza.
“São nossas contribuições para Ilhabela se desenvolver com total sustentabilidade”, finalizou.