Nos dias 12 e 13 de agosto, o projeto “O Jovem no Centro da Roda” passou por Mogi Mirim/SP, com a apresentação de 16 peças teatrais, 16 contações de histórias e 32 oficinas de artes cênicas. As ações contaram com intérprete de libras. Ao todo, 1250 crianças e adolescentes foram beneficiados.
A peça teatral apresentada tinha o nome de “As Aventuras de Xandinho”. Para as contações de histórias e oficinas, a equipe, junto à comunidade que recebeu o projeto, decidiram quais assuntos eram mais relevantes para cada turma.
Os principais objetivos do projeto foram abordar temas relevantes para a comunidade local, fornecendo um conteúdo cultural de qualidade, para o público de idades diversas.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “O Jovem no Centro da Roda” tem a produção da Inovarte Produções e Eventos, apoio da Komedi, com patrocínio da Tenneco e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Sobre a Tenneco: A Tenneco é um dos líderes mundiais na produção e comercialização de componentes automotivos para o mercado de montadoras e para o mercado de manutenção de veículos, com 73 mil colaboradores trabalhando em mais de 200 locais do mundo, em 196 fábricas.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.