Como um sistema global de redes de computadores interligadas, a internet é a maior invenção do mundo contemporâneo. Ela proporcionou o surgimento da sociedade em rede a partir da criação das redes sociais: aquelas nas quais passamos muitas horas do nosso cotidiano nos comunicando com diferentes pessoas e tratando dos mais diversos assuntos quase que ao mesmo tempo. Para a filósofa Viviane Mosé, esse modo de comunicação provocou alterações no metabolismo celular, nas estruturas cerebrais, na família e na economia.
Com o advento da Pandemia, muitos terapeutas experimentaram o desafio de cuidar dos seus pacientes na modalidade remota. As práticas que tradicionalmente eram feitas pelo contato presencial passaram a depender dos computadores, tablets e celulares. A princípio, essa forma de praticar a Psicanálise, a Meditação, o Reiki ou a Terapia Tântrica trouxe dúvidas aos profissionais quanto aos resultados. Com o passar do tempo, ficou claro que a tecnologia não bloqueia a ação dos corpos nem impede os caminhos que levam ao autoconhecimento.
No meu caso, também adaptei as aulas de Meditação e a Terapia Reiki ao mundo digital. Sendo assim, precisei repensar alguns métodos formatados para o tempo e o espaço de um convívio face a face. Ligar o computador, acessar uma sala virtual e iniciar uma sessão à distância me levaram a refletir sobre a necessidade de mudança com relação à maneira de olhar, falar, tocar e sentir. A boa resposta dos meus pacientes a essa adaptação me levou a concluir que a saúde pode e deve ser cuidada independentemente dos meios e modismos.
Para saber mais sobre os formatos das aulas de Meditação, o Reiki e a Terapia Tântrica, acesse: https://marimontenegro.com.br/