- Publicidade -
CampinasConteúdo patrocinadoPrefeitura de CampinasPúblico-alvo da vacina para H1N1 são crianças de 6 meses a 6 anos, gestante e pessoa com deficiência
Imagem Patrocinio

Público-alvo da vacina para H1N1 são crianças de 6 meses a 6 anos, gestante e pessoa com deficiência

Após 18 de maio, a vacinação contra o influenza será direcionada para pessoas com faixa etária entre 55 e 59 anos e professores da rede pública e privada

Apontada como uma importante vacina em um momento de preocupação com o coronavírus, a terceira etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2020 já está em andamento em Campinas desde segunda-feira, 11 de maio. Essa nova fase irá até o dia 5 de junho em todo o País, seguindo determinação do Ministério da Saúde.

Desta vez, a mobilização traz uma novidade, com a meta dividida em duas fases. A primeira prossegue até o dia 16 de maio.

- Publicidade -

“Temos um público-alvo de 74 mil crianças dos 6 meses de vida a menores de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (período de 45 dias após o parto); e pessoas com deficiência”, contou o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza. 

Já a segunda etapa, com início em 18 de maio e que prossegue até 5 de junho, será direcionada para professores da rede pública e privada.

“É importante também vacinar os professores, porque eles voltarão ao trabalho e já estarão protegidos. Lembrando que a proteção vacinal sempre é feita depois de duas a três semanas”, ressaltou o secretário.

Mesmo explicando que a imunização contra a gripe não protege contra a Covid-19, doença para a qual ainda não há vacina, os órgãos de saúde do município explicam que a vacinação contra o vírus influenza 2020, que protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B, será importante nessa época em que a temperatura começa a cair.

“Ao se imunizar contra os vírus Influenza, a quantidade de pessoas gripadas no inverno é reduzida, evitando sobreposição de doenças e reduzindo casos de internação por complicações respiratórias. Além disso, a pessoa estando vacinada contra as gripes mais comuns colabora com diagnóstico mais rápido de casos de coronavírus na população”, explica o secretário.

A rede municipal de Campinas está abastecida com doses e a vacinação prossegue nos 66 Centros de Saúde, que criaram esquemas especiais para evitar aglomerações. Desde o início da campanha, em 16 de abril, até 7 de maio, já foram vacinadas em Campinas mais de 259 mil pessoas, segundo o mais recente levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde.

prefeitura de 14052020092607 2024 08 27 19 15 20 jpg 2024 08 27 19 15 20

Onde se vacinar

Os públicos que foram priorizados na primeira e segunda fases da vacinação continuarão sendo imunizados até 5 de junho, data prevista para o encerramento da campanha. A meta do Programa Nacional de Imunização é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários durante a campanha.

- Publicidade -

A vacinação continua sendo realizada nos Centros de Saúde da cidade. Para saber os locais e os horários acesse:

http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/eventos/eventos_2020/campanha_influenza_2020/campanha-influenza-2020_horarios-e-locais-vacinacao-campinas-fase1.pdf .

Pessoas com doenças crônicas e situação clínica especial devem apresentar uma comprovação para ter acesso à vacina, segundo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. São aceitos como comprovante: prescrição médica; receita de medicamento; anotação em prontuário das unidades de saúde; cadastro em programas de controle de doenças crônicas; comprovante de vacinação para influenza ou a caderneta de vacinação com registro da vacina de influenza em anos anteriores.

Mais informações sobre o coronavírus, orientações e medidas preventivas que estão sendo adotada em Campinas para combater a pandemia podem ser obtidas no site https://covid-19.campinas.sp.gov.br/ .

- Publicidade -
Prefeitura de Campinas
Prefeitura de Campinas
Prefeitura Municipal de Campinas
veja mais
- Publicidade -

- Publicidade -