Amparo iniciou a preparação do terreno ao lado do Hospital Beneficência Portuguesa, disponibilizado para a criação de um hospital de campanha destinado aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. De acordo com a administração, o trabalho de limpeza e terraplanagem da área começou nesta quinta-feira (1º).
Segundo a Prefeitura, o terreno localizado na região central da cidade pertence a um médico, que cedeu o espaço pelo período de seis meses, sem custos ao município. Nesta quinta-feira (1º), uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura já preparava área que irá receber a estrutura necessária para montar a unidade.
De acordo com a administração, a instalação deve começar neste final de semana, mas ainda não há um prazo definido para a entrega da nova unidade de saúde. A intenção é habilitar 20 leitos com suporte respiratório para pacientes diagnosticados com a covid-19.
O hospital de campanha também terá uma conexão direta com a Beneficência Portuguesa de Amparo, caso seja necessário um suporte mais avançado ou um atendimento agilizado.
Reservatório de oxigênio
A empresa White Martins, responsável pelo fornecimento de oxigênio ao hospital Beneficência Portuguesa de Amparo, irá trocar o reservatório presente no local na segunda-feira (5), de acordo com a administração municipal. Com isso, a unidade terá uma capacidade quatro vezes maior de armazenamento.
Como será instalado a poucos metros da Beneficência Portuguesa, o hospital de campanha utilizará o mesmo reservatório do gás, segundo a Prefeitura.
A respeito da possibilidade de mais leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a administração de Amparo afirmou que não há confirmação sobre o que será decidido, mas que, provavelmente, optarão por trabalhar na habilitação de mais leitos de UTI nos dois hospitais da cidade, o próprio Beneficência Portuguesa e a Santa Casa Anna Cintra.
“Estamos recebendo muitas doações, seja de equipamentos ou de recursos financeiros, o que é sinal de que a população de Amparo está entendendo a gravidade da situação e está querendo colaborar”, afirma a administração municipal.