As aulas presenciais nas redes pública e privada serão suspensas a partir da segunda-feira (31), em Amparo. A medida foi anunciada na tarde desta sexta-feira (28) e será publicada na edição do final da tarde do Jornal Oficial do Município. A retomada só deve acontecer no segundo semestre.
A decisão pela paralisação foi tomada após uma reunião realizada esta manhã entre lideranças das secretarias de Educação, Saúde e o prefeito Carlos Alberto Martins. O chefe do executivo já havia sinalizado sobre a possibilidade da suspensão das atividades presenciais na escolas durante uma live feita na noite de quinta-feira (27) em sua página oficial na rede social Facebook.
Trata-se de mais uma tentativa de conter a escalada da pandemia da cidade, que atinge um momento crítico. Até o dia 27 de maio (quinta-feira) foram confirmadas 40 mortes por covid-19 em Amparo, número que supera a soma de todos os óbitos do ano passado.
Também pesou na decisão a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes em tratamento da covid-19. Os índices chegaram na quinta-feira (27) a 100% no Hospital Beneficência Portuguesa e no Hospital de Campanha e 105% na Santa Casa Anna Cintra.
Em nota, enviada pela assessoria de imprensa, a prefeitura diz que “as atividades escolares por meio remoto, de gestão escolar, as atividades docentes e outras atividades das redes de ensino, assim como o cumprimento do calendário escolar e a aplicação dos conteúdos programáticos, não serão prejudicadas” com a suspensão das atividades.