Campinas anunciou nesta quinta-feira (26) que deixará de publicar diariamente o boletim epidemiológico de covid-19 a partir da próxima semana.
Segundo a secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), a decisão é válida a partir da próxima segunda-feira (30).
Em nota oficial, a Prefeitura de Campinas disse que tomou a decisão em reunião do Comitê Covid-19 (Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus), realizada hoje.
Foi considerada a situação atual o contexto epidemiológico da doença, que deixou de ser uma ESPIN (Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional) e passou a compor a relação das doenças respiratórias de notificação obrigatória notificação compulsória.
LEIA TAMBÉM
Campinas anula decretos de emergência e calamidade pela covid-19; entenda o que muda
Com a mudança, o Devisa comunica que produzirá boletins e informes epidemiológicos para as redes pública e privada de saúde e para a população em geral, oportunamente, quando forem registradas mudanças no padrão epidemiológico da doença no município.
MANUTENÇÃO DO COMITÊ
Na mesma reunião também ficou deliberada a manutenção do Comitê Covid-19, com as análises técnicas e científicas do contexto epidemiológico e suas repercussões em Campinas.
“Este é um comitê de excelência, que sempre me deu uma segurança, onde foram apresentados indicadores precoces que ofereceram respaldo para a tomada de decisões importantes. Trata-se de um fórum robusto de qualificação técnica, científica e de bom senso. Tanto que Campinas se tornou referência na condução da pandemia”, disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos).
O Comitê reúne-se quinzenalmente e é composto por membros de vários setores da Saúde e de outras Secretarias que têm interface com as questões da pandemia.