A Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência Campinas informou que uma mulher morreu após o surto de casos de covid-19 dentro da unidade cirúrgica do Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, em Campinas. A informação foi passada nesta segunda-feira (24).
LEIA MAIS
Surto no Mário Gatti pode ter vindo de encontros fora do hospital
De acordo com a Rede, seis pacientes ao todo foram infectados. Quatro mulheres tiveram exame positivo para covid-19 e três não apresentaram sintomas clínicos. Uma delas, que não teve a idade revelada, teve insuficiência respiratória grave e faleceu em 22 de maio.
Além disso, dois homens tiveram sintomas leves. Como eles não tiveram contato com as pacientes do sexo feminino, a investigação entendeu que a transmissões entre eles não estava relacionada à transmissão na ala feminina.
ENTRE MÉDICOS
A investigação mostrou, ainda, que quatro casos de covid-19 entre residentes, que tiveram síndrome gripal, não tiveram relação com o surto entre pacientes.
Eles não prestaram atendimento aos pacientes em questão e não eram da mesma especialidade, sugerindo a possibilidade de surto entre os profissionais. Essa contaminação extra-hospitalar ainda está sob investigação e os residentes estão afastados, ainda em isolamento.
Segundo a Prefeitura, outros 20 profissionais das equipes de cirurgia geral e foram testados e não houve mais nenhum caso confirmado no período.
COMO FOI
A Rede confirmou o surto após a reportagem ter acesso a um comunicado interno, enviado um dia antes, pelo NEH (Núcleo de Epidemiologia Hospitalar) à diretoria da unidade, informando sobre o quadro.