A dona de casa Daiane Furtado Serra procurou o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) para conseguir uma vaga em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o marido, Rodrigo Macena, de 32 anos, intubado na UPA de Sumaré com covid-19.
Macena apresentou complicações da doença no último final de semana, e acabou internado na UPA na última segunda, já com comprometimento do pulmão. Lá ele aguarda a transferência para uma unidade com maior estrutura.
Na terça, o paciente começou a não responder aos tratamentos e evoluiu para um quadro mais grave, precisando ser intubado.
“Tudo que pode ser feito na UPA, eles estão fazendo. Mas não é suficiente. Ele precisa de um leito de UTI, de um hospital que tenha mais recursos. Eles falam que ele é novo, tem a chance de sair desse quadro, mas tem que ir para uma UTI, onde tenha os recursos necessários”, disse Daiane.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que a taxa de ocupação na região de Campinas em UTI é de 69% e, portanto, “a rede segue com plena capacidade de assistir pacientes”.