O governador João Doria (PSDB) anunciou na tarde nesta quarta-feira (24) a liberação do uso obrigatório de máscaras em áreas abertas e sem aglomeração a partir de 11 de dezembro.
A permissão deve incluir ruas e parques, que permitam o distanciamento, por exemplo. A máscara continuará sendo obrigatória em espaços internos e também em áreas internas e estações, rodoviárias e centrais de transporte público no Estado.
De acordo com o governo, a medida está amparada em orientação do Comitê Científico e em dados positivos de avanço da vacinação e do cenário epidemiológico
“Tomamos essa medida baseados nas evidências científicas que demonstram uma queda superior a 90% no número de óbitos e internações em relação ao pico da pandemia e aceleração da vacinação”, disse Doria.
O novo decreto que tratará da flexibilização do uso de máscaras deve ser editado e publicado no Diário Oficial do Estado nas próximas semanas.
“Nas áreas internas e nas áreas de transporte público, inclusive nas estações, mesmo que a céu aberto, o uso de máscara continuará sendo obrigatório”, acrescenta o governador.
REFORÇO VACINAL NO COMEÇO DO MÊS
Antes da medida que libera o uso das máscaras em lugares abertos entrar em vigor, o estado vai promover uma ação de reforço vacinal entre os dias 1º e 10 de dezembro nos 645 municípios do estado, juntamente com as prefeituras e secretarias municipais.