- Publicidade -
coronavirusDoria prorroga fase de transição até dia 31, com flexibilização em junho

Doria prorroga fase de transição até dia 31, com flexibilização em junho

Governo estadual confirmou nesta quarta-feira ampliação de horário e nova fase em junho com aumento de testagem de covid-19; veja regras

- Publicidade -

O governador João Doria (PSDB) (Foto: Governo do Estado de São Paulo) 

O governo João Doria (PSDB) prorrogou nesta quarta-feira (19) a atual fase de transição do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena da covid-19 a partir de 24 de maio até o dia 31 em todo o estado, incluindo a região do Circuito das Águas.

A partir de segunda-feira (24) haverá ampliação da capacidade de funcionamento, com autorização para os estabelecimentos receberem até 40% dos clientes. Já no dia 1º junho, haverá uma nova fase onde será ampliado o horário de funcionamento até 22h e com 60% de ocupação dos estabelecimentos.

Além disso, o governo estadual também pretende aumentar a testagem de covid-19 na população paulista no próximo mês. “Vamos também iniciar no dia 1º de junho um amplo programa de testagem rápida de pessoas sintomáticas nos municípios em todo o Estado de São Paulo”, disse o governador João Doria (PSDB).

O anúncio foi feito após reunião do Centro de Contingência da Covid-19 estadual na manhã de hoje. A atual fase de transição está prevista até o dia 23 de maio, e havia ampliado o horário do funcionamento de serviços e também a capacidade de operação. Essa fase de transição foi criada no dia 16 de abril, ficando entre a fase emergencial (a mais restritiva) e a fase vermelha.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, a prorrogação da fase de transição foi possível porque há uma estabilidade na última semana de casos e internações. “O modelo vigente permite o funcionamento de todos os setores até 21h, com toque de recolher das 21h às 5h. Agora vamos manter esse modelo de atividades até o fim de maio, com expansão de funcionamento em junho”, disse ela.

- Publicidade -

Para o coordenador do Centro de Contingência do Estado de São Paulo, João Gabardo, o avanço poderá vir em razão da vacinação.

“Isso pode ser feito função desse avanço da vacinação, que não é da velocidade que gostaríamos, mas ela avança e mostra resultados que permitem que faça esse avanço cuidadoso e progressivo. Esses dias tivemos muitas discussões avaliando a pandemia e as recomendações foram de manter por mais uma semana a transição como foi apresentada, e com ampliação de testagem utilizando novas tecnologias para ter possibilidade de controle da transmissão mais eficiente”, explicou.

TESTAGEM

Em relação à testagem, o governo pretende usar o teste de antígeno da covid-19. Ele é considerado um teste rápido e é indicado para pessoas com sintomas e suspeita da doença, preferencialmente antes do sétimo dia de sintomas. A ideia é distribuir testes para prefeituras com metas de testagem, além de cada município realizar uma investigação de contactantes.

Além disso, também haverá uma abordagem municipal permitida a partir de junho, quando as cidades deverão analisar e decidir medidas mais restritivas de acordo com a situação epidemiológica de cada local.

REGRAS ATUAIS

*Horário de funcionamento das 6h às 21h;

*Comércio e restaurantes com capacidade de até 30%;

*Toque de recolher das 21h às 5h.

REGRAS DA FASE DE TRANSIÇÃO A PARTIR DE 24 DE MAIO

*Horário de funcionamento das 6h às 21h;

*Comércio e restaurantes com capacidade de até 40%;

*Toque de recolher das 21h às 5h.

A PARTIR DE 1º DE JUNHO

*Horário de funcionamento mantém das 6h às 22h;

*Comércio e restaurantes com capacidade de até 60% e não mais 40%;

*Toque de recolher das 22h às 5h.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -