- Publicidade -
coronavirusEstado faz a reclassificação de fases do Plano SP hoje

Estado faz a reclassificação de fases do Plano SP hoje

Anúncio acontece às 12h45 em entrevista coletiva à imprensa, em São Paulo; regiões cumprem a fase vermelha há uma semana

- Publicidade -

Governador João Doria, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Governo de SP/Divulgação)

O governador João Doria (PSDB) anuncia nesta sexta-feira (16) a nova reclassificação do Plano São Paulo e mais a prorrogação da quarentena para o enfrentamento da covid-19 para todas as regiões paulistas – incluindo o Circuito das Águas. Isso ocorre porque a fase vermelha atual está decretada até domingo (18). Por enquanto, está liberado apenas o atendimento presencial para os serviços considerados essenciais. A coletiva de imprensa está prevista para às 12h45. 

As nove cidades do Circuito das Águas entraram na fase vermelha na última segunda-feira (12). A exceção foi Amparo, que antecipou para o sábado (10), com regras menos restritivas. A cidade liberou, por exemplo, o atendimento presencial em academias e salões de beleza, atividades proibidas pelo Plano São Paulo na fase vermelha. Lindoia também permitiu o funcionamento dos dois serviços. 

- Publicidade -

De acordo com o Plano SP, no atual estágio da flexibilização fica autorizada a retirada de produtos no comércio e a abertura de lojas de materiais de construção e concessionária. As aulas presenciais também estão liberadas. 

VERMELHA OU LARANJA

Para o avanço ou regressão de fase no Plano São Paulo, o governo analisa índices da pandemia de covid-19. Um deles é a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Na DRS 7 (Departamento Regional de Saúde), de Campinas, que inclui a região do Circuito das Águas, a ocupação da UTI-Covid é de 85,4% – o que indicaria uma manutenção da fase restritiva do Plano SP. Os leitos de enfermaria estão 66,7% ocupados.

No estado, a ocupação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dados são da Fundação Seade (Fundação Sistema Atual de Análise de Dados) e atualizados diariamente pelo governo estadual.

VEJA DADOS da DRS 7

- Publicidade -

– Número de casos de covid-19 na DRS 7: 292.926

– óbitos na região: 8.213

– 490,8 casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes

– 22,6 óbitos em duas semanas por 100 mil habitantes

– Ocupação UTI-Covid: 85,4%

– Ocupação enfermaria Covid: 66,7%

– 82,4 internações nos últomos 14 dias por 100 mil habitantes

– 31,8 leitos de UTI-Covid por 100 mil habitantes

O QUE VEM DEPOIS

Após o anúncio, as prefeituras anunciam as regras válidas para cada cidade do Circuito das Águas, que são regulamentas por decretos municipais. De acordo com o estado, cada município pode endurecer a quarentena além do preconizado pelo Plano SP, mas não podem afrouxá-las. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -