Oito das nove cidades do Circuito das Águas entram neste domingo (18) na fase de transição do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena de combate à covid-19. A exceção é Amparo. A nova etapa, válida para todos os municípios paulistas, terá duração de duas semanas, até 2 de maio, e libera o comércio não essencial e os cultos em igreja com 25% de capacidade de ocupação. O comércio está liberado para funcionar entre 11h e 19h e as igrejas entre 6h e 20h.
Em Amparo, a fase de transição foi antecipada e já começou no sábado (17). Além disso, o Decreto Municipal ajustou o horário de funcionamento do comércio para o período entre 10h e 18h.
A segunda etapa dessa nova fase, que flexibiliza as regras da fase vermelha, que ocorre no período de 24 a 30 de abril, além dos estabelecimentos comerciais, permite a retomada das atividades ligadas ao setor de serviços, como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias.
As medidas são válidas até o dia 2 de maio. Antes, no dia 1º, o estado fará uma nova reclassificação. Embora o atual momento ofereça maior abertura, o toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias.
VOTO DE CONFIANÇA
A chamada fase de transição foi definida pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, como um “voto de confiança” para que os setores iniciem a retomada. Segundo ela, o estágio é “fruto desse debate da ciência, da saúde, econômica, de da ciência humana, social, trazendo este olhar”.
Questionada sobre as similaridades da fase de transição e a laranja, Patrícia Ellen afirmou que a fase de transição mantém muitos pontos da fase vermelha. Segundo ela, uma das principais é o toque de recolher, que não existe na fase laranja. Outros pontos que destacou foi o teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de horários de trabalho. “A ocupação na fase laranja é de 40%, na fase de transição é de 25%”, disse
Regras das fases de transição
HOJE A 23 DE ABRIL
*Comércio (lojas de rua e shoppings): das 11h às 19h, com capacidade de 25%;
*Escalonamento da entrada e saída nos empreendimentos comerciais;
*Atividades religiosas voltam com restrições;
*Toque de recolher entre 20h e 5h segue em vigor;
*Atividades administrativas em teletrabalho.
24 a 30 de abril
*Restaurantes e similares, exceto bares: das 11h às 19h;
*Atividades culturais (cinemas, teatros, museus e eventos): das 11h às 19h;
*Academias: das 7h às 11h e das 15h às 19h.
REGRAS GERAIS
*25% da capacidade de ocupação do estabelecimento e aplicação de protocolos sanitários;
*Toque de Recolher das 20h às 5h;
*Teletrabalho para atividades administrativas não essenciais;
*Escalonamento do horário de entrada e saída de atividades do comércio, serviços e indústrias.