- Publicidade -
coronavirusPandemia: número de motoristas de van escolar reduz em Campinas

Pandemia: número de motoristas de van escolar reduz em Campinas

Queda de associados a sindicato da categoria foi de 84,78%; diminuição gerou dificuldade para famílias encontrarem serviço

- Publicidade -

Vans escolares de Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas) 

- Publicidade -

O número de motoristas de vans escolares em Campinas reduziu por conta da pandemia. De acordo com o Sindicato dos Transportadores Escolares de Campinas, que representa a categoria, houve uma queda de 84,78% no total de associados. Com a diminuição, muitos pais relatam dificuldades para contratar o serviço na cidade.

Segundo um levantamento do sindicato, o número caiu de 230 associados para 35. Para o setor, a queda é um reflexo das dificuldades encontradas pelos motoristas em Campinas.

O motorista Pedro Luis Modesto tem quatro vans escolares, mas apenas uma está sendo usada. “Está sem movimento. Duas estamos deixando para vender e as outras duas vamos tentar segurar nesse semestre”, disse.

Antes da pandemia, eram 30 alunos transportados. Agora, são somente oito. Apesar dos cuidados tomados, como o uso do álcool em gel e bancos demarcados, os custos do veículo estão cada vez mais altos.

“O combustível, o imposto, a vistoria dos veículos. Tudo isso gera gasto. A nossa categoria realmente sofre quando a escola não funciona. Esse vai e volta é complicado. Os condutores não têm como montar uma linha, porque não tem aluno”, disse.

FAMÍLIAS

A diminuição de motoristas de vans também gerou dificuldade para famílias da cidade encontrarem o serviço. “As aulas voltaram e, apesar de ser duas vezes na semana, eu não encontro um perueiro para meu filho”, disse a operadora de caixa Ana Maria da Silva. 

- Publicidade -

(Com informações da EPTV Campinas)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -