Serra Negra prorrogou as fases vermelha e emergencial do Plano São Paulo até o dia 11 de abril, conforme decreto publicado na quarta-feira (31). Assim, o período de restrições se estende na estância neste e no próximo final de semana.
Como determinação complementar às medidas anunciadas pelo governo do estado de São Paulo para conter a propagação do novo coronavírus, a locação e estadia em chácaras, casas e espaços similares para a realização de festas e eventos, incluindo as de cunho familiar, estão proibidas.
O decreto ainda suspende o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, fechados ou abertos, durante os dias 1º, 2, 3 e 4 e 9,10 e 11 de abril.
Funcionamento dos comércios
Nos domingos 4 e 11 de abril, os estabelecimentos comerciais de serviços essenciais ou não estão proibidos de realizar o atendimento presencial, não sendo permitidas as modalidades de entrega e drive-thru durante todo o dia.
Segundo a determinação, bares, lanchonetes, restaurantes e pizzarias podem realizar seus serviços nos próximos dois domingos somente após às 18h, “exceto nos casos de situação de urgência e emergência”, diz o documento.
A operação de hotéis, pousadas, chalés e estabelecimentos similares deverão ser realizadas com capacidade diária de 20%, com a proibição de músicas ao vivo, eventos, entre outras atividades que possam gerar aglomerações.
Estacionamento proibido
Serra Negra também determinou que o estacionamento de motocicletas, triciclos e quadriciclos de outros municípios está suspenso nos 1º, 2, 3, 4, 9, 10 e 11 de abril, das 6h às 19h nos seguintes locais:
*Em todos os sentidos da Avenida Bernardino de Campos, Rua Sete de Setembro, Praça João Zelante, Rua prudente de Moraes, Praça Lourenço Franco de Oliveira, Rua João Pires, Avenida Laudo Natel, Rua Irmã Dulce, Rua dos Italianos, Rua Coronel Pedro Penteado, Praça John F. Kennedy, Travessa Sargento Agostinho de Oliveira, Rua Antônio Jorge José, Rua José Bonifácio, Rua Tiradentes, Rua Padre João Batista Lavello, Rua Nove de Julho, Rua Duque de Caxias, Rua Monsenhor Manzini, Rua dos Expedicionários, Rua Paulínia, Avenida Vinte e Três de Setembro, Avenida Juca Preto e Rua Pedro Edson Pinheiro;
*Em ambos os sentidos da Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (conhecida como Rodovia das Estâncias), e no trecho urbano denominado Avenida Ariovaldo Viana e Rua Nossa Senhora do Rosário.
A proibição não se aplica aos veículos registrados em Serra Negra e aos que estiverem trabalhando com a modalidade de entregas, mediante comprovação. As principais praças de Serra Negra estão fechadas por gradis e as feiras livres também estão suspensas.