O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o Estado a partir desta quinta-feira (17).
O uso seguirá compulsório em espaços de saúde, como hospitais e UBSs, e nas estações e veículos de transporte coletivo, como no Metrô, no trem e nos ônibus.
Leia mais: Campinas decide amanhã sobre máscaras em ambiente fechado
“Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!”, publicou em rede social.
O NOVO DECRETO
O novo decreto foi publicado hoje em edição extra do Diário Oficial do Estado e terá efeito imediato. O uso agora será opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros.
De acordo com o governo paulista, a decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo.
Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada.
Entre as análises também foi considerado que após 14 dias do feriado de Carnaval, foi constatado uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando que a queda na transmissão da Sars-Cov 2 no Estado de São Paulo segue de maneira progressiva.
Pela sexta semana seguida registra quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria. Na última semana foi registrada a redução de 18,5% nas novas internações.