Pouco mais de 4,3 mil presos das penitenciárias da região de Campinas foram beneficiados com a saidinha de final de ano. A informação foi divulgada pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) a pedido do acidade on. A concessão do benefício começou ontem (23) e segue até o dia 3 de janeiro.
Entre as penitenciárias com mais presos liberados neste período de fim do ano, estão o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) Ataliba Nogueira, em Campinas, com 2.071 presos beneficiados, e o CPP de Hortolândia, com 1.495 presos que tiveram o direito a saidinha.
As saídas temporárias são benefícios previstos na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no estado de São Paulo. Ao todo, a previsão é que 36.267 presos em penitenciárias do estado foram beneficiados com a saída temporária neste fim de ano.
A concessão do benefício é estipulada pela Justiça. Tem direito a saída presos do regime semiaberto que apresentam bom comportamento. Além disso, para poder sair temporariamente da prisão, os condenados precisam ter cumprido no mínimo um sexto da pena, se forem réus primários, ou um quarto, se forem reincidentes.
VEJA NÚMEROS POR UNIDADES PRISIONAIS
– Penitenciária de Campinas – 346 beneficiadas pela saidinha
– Centro de Progressão Penitenciária Ataliba Nogueira- 2.071 beneficiados pela saidinha
– Centro de Ressocialização de Sumaré- 146 beneficiados pela saidinha
– Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia- 1.495 beneficiados pela saidinha
– Penitenciária Odete Leite de Campos (Hortolândia 2) – 163 beneficiados pela saidinha
– Penitenciária 3 de Hortolândia- 112 beneficiados pela saidinha