- Publicidade -
CotidianoÁudio: assessor de vereadora de Hortolândia pediu dinheiro para "investir no mandato"

Áudio: assessor de vereadora de Hortolândia pediu dinheiro para “investir no mandato”

Gravação registra amigo pessoal da parlamentar cobrando assessores do gabinete da parlamentar; documento mostra cerca de 15 pedidos

- Publicidade -
Caso foi apresentado na Polícia Civil de Hortolândia (Foto: Reprodução/EPTV)
Caso foi apresentado na Polícia Civil de Hortolândia (Foto: Reprodução/EPTV)

Dois vereadores de Hortolândia foram presos na manhã desta quinta-feira (18) por suspeita de “rachadinha”, quando o parlamentar fica com parte do salário de assessores.

Enoque Leal Moura (MDB) e Márcia Campos (PSB) são investigados por concussão, quando o parlamentar tenta tirar vantagem do cargo público.

- Publicidade -

Segundo o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), a vereadora exigia valores em dinheiro através de um amigo pessoal, o ex-assessor Isaac Santos Souza, que também foi preso na operação.

Gravações obtidas pela reportagem da EPTV Campinas registram uma conversa dele com uma assessora parlamentar sobre o repasse.

“Mil e cem reais, entendeu? É mil e cem reais. Agora vocês têm que pensar o seguinte, vocês não estão pagando por pagar. Vocês estão investindo no mandato”, afirma na gravação.

Em outras conversas gravadas, Isaac volta a falar sobre o repasse de dinheiro de assessores para a vereadora, reforçando a tese da acusação de que a parlamentar praticava “rachadinha”:

– Assessora: Você querer que a gente rache mil e cem, beleza? Só que você podia pelo menos… como é nós duas que vai fazer isso porque a… (chefe de gabinete) não vai fazer isso, a menina nova que vai entrar também não vai querer fazer isso. Tenho certeza.

- Publicidade -

– Isaac: Vai fazer sim.

– Assessora: O [salário] dela é sete mil, seis mil, seis e quinhentos o dela.

– Isaac: O dela ela vai dar é três mil.

– Assessora: Tá, então beleza.

Vereadores de Hortolândia Márcia Campos (PSB) e Enoque Moura (MDB) presos em operação nesta quinta (18). (Fotos: Reprodução/EPTV Campinas)
Vereadores de Hortolândia Márcia Campos (PSB) e Enoque Moura (MDB) presos em operação nesta quinta (18). (Fotos: Reprodução/EPTV Campinas)

DEPÓSITOS SUSPEITOS

Após a quebra de sigilo bancário dos vereadores, o MP-SP observou depósitos suspeitos que reforçam a acusação. De acordo com a denúncia, a vereadora Márcia Campos pediu por quinze vezes, entre fevereiro de 2021 e maio de 2022, valores superiores a mil reais por mês.

De acordo com notas fiscais que estão anexadas ao processo, a vereadora tem repasses suspeitos para contas pessoais, para terceiros e para o projeto “Cão Feliz”, que é da parlamentar. Há também a informação de que havia repasses em dinheiro em espécie.

DENÚNCIA CONTRA ENOQUE MOURA

Em relação ao vereador Enoque Moura, o MP-SP afirma que ele exigiu um pagamento de R$ 1.280 do chefe de gabinete para fazer um “acerto de contas da campanha”. A denúncia aponta que a transição financeira foi feita no dia 19 de fevereiro de 2022. 

Os repasses teriam acontecido, pelo menos, mais duas vezes. Na terceira, o funcionário teria recusado a fazer o repasse. Esse seria o motivo da exoneração do chefe de gabinete.

O QUE DIZEM OS ACUSADOS?

Segundo Ralph Tórtima Stettinger Filho, advogado de defesa do vereador Enoque Moura, esse valor é referente a um empréstimo que está documentado e tramitou pelas vias normais, bancárias. “Mas o que me chama muito a atenção é que ele, dentro dessa investigação, se quer teve oportunidade de esclarecer porque ele se quer foi chamado”, conclui o advogado.

A defesa de Isaac Santos Souza alega que ele era voluntário da ONG da vereadora Márcia, mas antes dela ser eleita, e que não tem depósito efetuado por ele e nem em nome dele.

A defesa da vereadora Márcia Campos não foi localizada para comentar o caso.

O QUE É A ‘RACHADINHA’

A prática popularmente conhecida como “rachadinha” envolve o desvio de parte do salário de assessores parlamentares a partir de um acordo pré-estabelecido, ou como exigência para o exercício da função nos gabinetes.

A prática também envolve a utilização de “funcionários fantasmas”. Ou seja, quando alguém é nomeado para exercer um cargo público sem desempenhar as atribuições, o que faz a remuneração referente ao cargo ser desviada.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -