- Publicidade -
CotidianoDefesa Civil alerta sobre frio intenso em Campinas; confira

Defesa Civil alerta sobre frio intenso em Campinas; confira

Órgão estadual prevê sensação térmica na casa dos 4°C nos próximos dias

- Publicidade -

Defesa Civil Estadual alerta sobre frio intenso em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Código 19)
Defesa Civil Estadual alerta sobre frio intenso em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Código 19)

 

Um boletim emitido pela Defesa Civil do Estado nesta sexta-feira (10) alertou sobre a queda de temperatura nos próximos dias, com momentos de frio intenso, em Campinas. A condição é resultado de uma frente fria (veja mais abaixo). 

- Publicidade -

Segundo a previsão, essa frente fria deve acontecer entre domingo (12) e terça (14). “Como há previsão para mínimas de 7°C e sensação térmica de 4°C, ressalta-se a importância de atenção especial com os mais vulneráveis”, diz um dos trechos. 

Segundo o alerta, idosos, crianças e pessoas em situação de rua devem receber atenção. Não é recomendado fazer fogueiras e a hidratação deve ser constante. 

LEIA TAMBÉM
HC de Campinas confirma envio de equipes para cirurgias na RMC
Veja lista de feriados que ainda restam em 2022 em Campinas
Fiocruz: covid-19 corresponde a 69% dos casos de síndrome respiratória grave 

FRENTE FRIA 

A frente fria que vai deixar as temperaturas mínimas entre 9°C e 7°C em Campinas no início da próxima semana começou a se intensificar na região a partir desta sexta-feira. Além do frio, o sistema também vai resultar em mais chuvas na cidade. 

- Publicidade -

Segundo o meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, Bruno Bainy, após prevalecer por toda a sexta, as chuvas podem se estender até a manhã de sábado (11). 

“A frente fria vai chegar à região de Campinas ao longo da sexta-feira. Por ocasião da passagem da frente fria, as chuvas são esperadas a qualquer momento do dia, inclusive de forma recorrente ou persistente”, diz Bainy. 

MAIS FRIO 

Ainda conforme o Cepagri, o tempo fica mais firme e a chance de chuva diminui a partir de domingo, quando as mínimas continuam caindo gradativamente enquanto as máximas vão voltando a subir, mas ainda sem registro de calor. 

Apesar do aumento da chamada “amplitude térmica”, o frio deve se intensificar até culminar, na terça, nas menores temperaturas do mês até o momento. 

“Na segunda, a amplitude térmica fica maior e a mínima deve ser mais baixa, em torno de 10°C. A máxima sobe, em torno de 20°C. Na terça, a nebulosidade diminui, a mínima fica entre 7°C e 9°C e a máxima, em 22°C”, afirma Bainy. 

Apesar de prever o fim da sequência de quedas nas mínimas na terça, o Cepagri considera que o frio deve permanecer em Campinas e na região até o dia 19. 

ATÉ O FIM DO MÊS 

Com dias mais frios até o dia 19, Campinas terá temperaturas na média nas semanas seguintes. A previsão é a mesma até o início de julho, “podendo até haver dias relativamente quentes mais ao final do mês”, detalha o Cepagri. 

O boletim meteorológico prevê que a temperatura mínima média será de 12,9°C em junho. Já a máxima ficará em 25,1°C. Com isso, a média será de 19°C. 

Em relação às chuvas, no entanto, os prognósticos do Centro sugerem um “prolongado período de poucas chuvas entre meados de junho e meados de julho”. Deve chover, ao todo, 45,5 milímetros em Campinas ao longo de junho.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -