- Publicidade -
CotidianoEngenheiro florestal diz que poda de raiz pode ter causado queda de árvore que matou motorista em Campinas

Engenheiro florestal diz que poda de raiz pode ter causado queda de árvore que matou motorista em Campinas

Corte das raízes laterais prejudica a estabilidade da árvore, explica o Mestre em Arborização Urbana e Agrônomo José Hamilton de Aguirre Junior

- Publicidade -
Queda de árvore matou um motorista, em Campinas (Foto: Lucílio Ferreira Junior)
Queda de árvore matou um motorista, em Campinas (Foto: Lucílio Ferreira Junior)

A poda da raiz lateral pode ter causado a queda da figueira branca de 35 metros de altura que terminou com uma morte na região do Bosque dos Jequitibás, em Campinas, na manhã desta quarta-feira (28). A avaliação é do mestre em Arborização Urbana, Engenheiro Florestal e Agrônomo José Hamilton de Aguirre Junior. De acordo com o especialista, o corte das raízes prejudica a estabilidade da árvore e pode ter causado a queda.

“As raízes laterais dela parecem que foram cortadas para a confecção da calçada e da via. Esse corte no passado afetou o equilíbrio/estabilidade dela. Com o tempo, pode ter havido o apodrecimento dessa região podada, que foi coberta com o asfalto, cimento e o calçamento. Agora, com as chuvas, ela se desestabilizou mais. Sem raízes adequadas para se sustentar e equilibrar”, disse.

Após analisar algumas fotos do local antes da queda, o engenheiro florestal também salientou que o alambrado do Bosque dos Jequitibás e a base dele também foram posicionados nas áreas de raízes. Segundo o especialista, isso prejudica a sustentabilidade das árvores.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Vítima de queda de árvore em Campinas posta vídeo de chuva minutos antes de acidente fatal

Estação de água do Rio Atibaia, em Campinas, alaga com chuva forte

 

“As árvores precisam de raízes sadias para se sustentarem. Além de copas bem equilibradas. Se ocorrer podas de raízes e de copas, sem cuidado técnico, como se vê pela cidade toda em redes de fiações e nesse caso, se aumenta e muito o risco de queda. A questão que parece ter afetado mais nesse caso foi a perda da estabilidade da base, proporcionada pelas raízes. As raízes foram cortadas. A árvore perdeu o apoio e a sustentação, agravados pela chuva de vários dias”, disse.

- Publicidade -

De acordo com o especialista, a poda das copas das árvores, se realizada de maneira inapropriada, também pode acarretar em quedas.

“A poda de copa sob redes elétricas é a que mais gera problemas e riscos à população. Vemos árvores destruídas por podas radicais em V, U, L por toda Campinas. Essas podas radicais levam às principais quedas e quebras de árvores. As de raízes veem após, com a poda feita pelas redes de serviços subterrâneos, água, esgoto, gás”, finaliza.

 

Raiz da árvore ficou exposta após queda, em Campinas (Foto: Divulgação/PMC)
Raiz da árvore ficou exposta após queda, em Campinas (Foto: Divulgação/PMC)

O QUE DIZ A PREFEITURA

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a informação de que a queda da árvore causada pela poda da raiz para a instalação do alambrado do Bosque dos Jequitibás não procede, uma vez que a obra foi realizada recentemente.

“Não procede. Tanto que a raiz que rompeu é do lado oposto do alambrado. E outra, o alambrado já existia, o que foi trocado foi a malha. Nós tiramos a malha de aço por uma grade de ferro, não foi mexido no alicerce”, afirmou o secretário.

INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS

A Prefeitura de Campinas afirmou que irá investigar o motivo para a queda de uma figueira branca de cerca de 35 metros de altura sobre a rua General Marcondes Salgado, na região do Bosque dos Jequitibás, em Campinas. O acidente aconteceu por volta das 8h30 desta quarta-feira (28) e fez uma vítima fatal. De acordo com a Administração municipal, o corpo técnico da Secretaria Municipal de Serviços Públicos investiga o caso.

Ainda segundo a Prefeitura, o excesso de chuva nas últimas horas, que encharcou o solo, rajadas de vento e a característica de ser uma árvore silvestre com raízes superficiais podem ter causado a queda. Uma análise inicial apontou que a árvore estava saudável.

“Aparentemente, em uma análise inicial que a equipe técnica realizou, a árvore estava saudável, sem sinais visíveis de doenças. Mas será realizada uma perícia e um laudo por uma junta de engenheiros agrônomos e florestais do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). Em uma avaliação preliminar do corpo técnico, e pelas características encontradas, parece ter sido uma fatalidade, infelizmente”, explica Paulella.

 

Árvore caiu na região do Bosque dos Jequitibás, em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV)
Árvore caiu na região do Bosque dos Jequitibás, em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV)

LEIA MAIS

Brasil atingiu novo recorde de carteiras assinadas, após alta em novembro

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -