- Publicidade -
CotidianoEpidemia de dengue: Campinas faz mutirão em locais com alta de casos

Epidemia de dengue: Campinas faz mutirão em locais com alta de casos

Ação inclui vistorias em imóveis contra criadouros do mosquito no Jardim Aurélia e outros bairros; mutirão também foi feito em Piracicaba

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas realizou neste sábado (29) um mutirão contra a dengue em bairros com alto número de casos. Vivendo atualmente uma epidemia da doença, a cidade registrou até o dia 27 4.640 infecções. Deste total, 165 são da área de abrangência do CS (Centro de Saúde) do Jardim Aurélia, região onde as ações se concentraram ao longo da manhã (veja abaixo).

Além do Aurélia, a previsão inicial envolvia a vistoria em 4 mil imóveis de outros locais, como Vila Proost de Souza, Jardim Magnólia, Chácara Cneo, Jardim Interlagos, Jardim do Vovô e Conjunto Residencial Bandeirantes. As ações envolveram 54 agentes do município, que visitaram as residências para evitar criadouros e a proliferação do aedes aegypti, causador da doença.

- Publicidade -

“Esta região tem uma forte transmissão que vem acontecendo desde o final do ano passado. Estamos trabalhando exaustivamente e não conseguimos interromper a transmissão. Então, entendemos que ação de hoje é uma oportunidade muito grande de sensibilização da população para que juntos possamos remover os criadouros, trazer um melhor cuidado para dentro dos domicílios, enfrentar a dengue”, disse Daiane Morato, coordenadora da ação.

LEIA MAIS

Tubos com ‘supermaconha’ são apreendidos em área verde de Limeira

Grávida é ferida oito vezes pelo marido e tem parto prematuro em Rio das Pedras
 

 

- Publicidade -

Esta é a sexta campanha regional que a cidade realiza. O trabalho contou com a presença do prefeito, Dário Saadi (Republicanos), que reconheceu que os números da dengue na cidade são preocupantes. 

“É uma ação muito importante, um movimento de todas as secretarias da Prefeitura. A visita de casa em casa, fazer o checklist, entregar o formulário para os moradores fazerem as checagens nos quintais de suas casas, verificando se não tem água parada”, afirmou ele.

Além dos agentes, dois caminhões também foram usados no mutirão. Os veículos serviram para remover entulhos e materiais de terrenos e imóveis.

MORTE E ALERTA MÁXIMO

Após decretar situação de epidemia de dengue, a secretaria de Saúde de Campinas divulgou um “alerta máximo” no qual diz que a transmissão ocorre “em todas as áreas do município”. Até o momento, uma pessoa infectada morreu. A vítima é um idoso de 86 anos que morava na região do Taquaral.

“Campinas está em alerta máximo para a dengue. A transmissão está ocorrendo em todas as áreas do município!”, diz o comunicado emitido pela pasta municipal de Saúde. Em seguida, o conteúdo recomenda que os moradores reforcem os cuidados e evitem deixar objetos e locais com água parada e que podem ser focos de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

Além de pedir atenção nas casas, quintais e terrenos, o alerta também indica que as pessoas que tenham sintomas procurem “o serviço de saúde mais próximo” e que tentem se hidratar. “Se tiver febre, junto com um ou mais sintomas, como dor de cabeça, dor no corpo, ou dor nas articulações, procure o serviço de saúde mais próximo. Mantenha-se hidratado”, pontua o comunicado.

EM PIRACICABA

Neste sábado, Piracicaba também adotou o “Dia D” contra a dengue. Cinquenta agentes de saúde se concentraram em uma praça em frente ao Cemitério da Saudade e visitaram a Vila Independência. A ação foi realizada com vistoria nas residências e distribuição de folhetos orientando sobre o combate ao mosquito.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da cidade, os casos de dengue aumentaram em janeiro deste ano em relação ao mesmo mês de 2022. Foram registrados 817. No mesmo período do ano passado, foram 705 confirmações.

 

 

LEIA TAMBÉM

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 60 milhões neste sábado

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -