- Publicidade -
CotidianoHC de Campinas confirma envio de equipes para cirurgias na RMC

HC de Campinas confirma envio de equipes para cirurgias na RMC

Médicos do Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, farão procedimentos de média e baixa complexidade; veja como será o mutirão

- Publicidade -

HC da Unicamp em Campinas. (Foto: Arquivo/Código 19)
HC da Unicamp em Campinas. (Foto: Arquivo/Código 19)

 

- Publicidade -

Após o anúncio da parceria para a realização de 71.456 cirurgias na RMC (Região Metropolitana de Campinas), o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp confirmou nesta quinta-feira (9) que vai enviar equipes aos municípios.

No mutirão, detalhado no mês passado pela secretaria estadual de Saúde, os profissionais do HC farão procedimentos de média e baixa complexidade nas cidades que indicarem os números de pacientes com cirurgias pendentes.

As solicitações serão feitas através dos dados do DRS (Departamento Regional de Saúde) 7
, que abrange 42 municípios. Todos os procedimentos já estão cadastrados na Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde).

A intenção do governo é que o hospital atendido conte com especialidades que não possua hoje, evitando que o paciente tenha que viajar a Campinas. Com isso, somente cirurgias de grande complexidade serão feitas na Unicamp.  

LEIA TAMBÉM
Veja lista de feriados que ainda restam em 2022 em Campinas
Sandy participa de show de Anavitória e surpreende público em Campinas
Cliente acusado de racismo contra entregador em Artur Nogueira diz que “fez besteira”

ATÉ OUTUBRO

- Publicidade -

Iniciado em 1º de junho, o mutirão terá o reforço do HC pela região em julho. Em visita a Campinas no último dia 7, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que a intenção é zerar a fila por procedimentos até outubro.

“As ações visam utilizar mão-de-obra qualificada, fazendo com que o munícipe seja atendido na sua região, fazendo o pós-operatório no próprio local. O envio das equipes será feito aos municípios que assim desejarem”, esclareceu ele.

Conforme o secretário, as prefeituras não terão gastos adicionais usar os profissionais. “Esse custo já está dentro da própria Unicamp, fazendo, então, com que tenhamos a possibilidade de ampliar alguma especialidade”, afirmou.

MUTIRÃO DE CIRURGIAS

Anunciado no dia 26 de maio durante a passagem do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), por Campinas, o mutirão é visto como medida necessária para zerar as filas, estimadas atualmente em cerca de quatro meses.

A estratégia contempla 54 cirurgias ofertadas no SUS em sete especialidades:

– aparelho circulatório

– visão

– digestiva e abdominal

– osteomolecular e geniturinário

– glândulas endócrinas

– nefrologia

HOSPITAIS PRIVADOS

Em Campinas, o secretário Jean Gorinctheyn detalhou também a intenção de realizar os procedimentos cirúrgicos na rede privada. A ideia é pagar um valor adicional de 100% do que já é pago pela tabela praticada pelo SUS no País.

O pagamento complementar também foi adotado nos serviços municipais, filantrópicos e Santas Casas e começou a ser praticado em 1º de junho. O investimento total para o aporte é de R$ 350 milhões do Tesouro Estadual.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -