- Publicidade -
CotidianoMP abre investigação para apurar condutas em relação a menino torturado

MP abre investigação para apurar condutas em relação a menino torturado

Promotoria vai investigar a conduta dos setores públicos e se houve omissão no caso; prefeito de Campinas também se pronunciou pedindo explicações em 24h

- Publicidade -

Momento em que policial corta corrente da vítima (Foto: Reprodução/Polícia Civil)

O Ministério Público de Campinas anunciou na manhã desta segunda-feira  (1º) que vai instaurar um procedimento de investigação para apurar a conduta dos setores públicos em relação à omissão sobre o caso do menino de 11 anos, que foi encontrado acorrentado em um barril no Jardim Itatiaia, em Campinas

- Publicidade -

Segundo vizinhos, o Conselho Tutelar já havia sido acionado e denúncias já haviam sido feitas informando sobre a situação de maus-tratos. Em depoimento para a Polícia Militar, o pai do menino citou também que a criança era acompanhada pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).  
 
LEIA TAMBÉM 
Menino estava preso há cerca de um mês dentro de barril, diz polícia
 
Madrasta de menino preso em barril era conhecida por ajudar animais abandonados

De acordo com o MP, o procedimento para apurar os fatos foi aberto pela promotora de Justiça Andrea Santos Souza, da Vara de Infância e Juventude de Campinas. 

Na investigação, a promotora deve verificar se já existia ciência do caso pela rede assistencial, como o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CAPS, e Conselho Tutelar, e como foi a conduta desses órgãos.  

Nesta segunda-feira (1º) o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), afirmou também que deu 24h para que as secretarias entreguem um relatório completo sobre a assistência dada a essa família. 

“Eu estou acompanhando esse caso desde ontem. Como pai estou chocado e indignado. Desde ontem tive conversas com as secretarias e pedi relatório em 24h para ter noção do que aconteceu nos últimos dias e nos últimos meses e abrir um processo de investigação. Quero saber quando essa criança foi acompanhada. Essa criança foi atendida por órgãos e quero saber o que aconteceu”, disse o prefeito.

- Publicidade -

JÁ TINHA CONHECIMENTO 

Ontem (31) O Conselho Tutelar admitiu que já acompanhava a denúncia de maus-tratos a criança há pelo menos um ano e vai apurar se houve falha. 

“A gente tinha conhecimento da vulnerabilidade da família, e por isso havia uma rede de apoio acompanhando: serviço social e saúde. Em nenhum momento dos relatórios do serviço que o acompanhavam, chegou tamanha violência”, explicou o conselheiro, Moisés Sezion. 

Hoje durante a manhã foi feita uma reunião entre o Conselho Tutelar, o Cras (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e Caps (Centro de Atenção Psicossocial). O conteúdo abordado na reunião ainda não foi divulgado. 

ENTENDA O CASO 

O pai da criança, a namorada dele e a filha da mulher foram presos no último sábado (30) manter o menino de 11 anos, acorrentado e sob maus-tratos, no Jardim Itatiaia. 

Segundo a Polícia Militar, foi constatado que o menino era mantido nu, acorrentado pelas mãos e pés em um tambor de ferro exposto ao sol. O local, com menos de quatro metros quadrados, era coberto por uma telha do tipo brasilit e com uma pia de mármore por cima, para impedir a saída do garoto. 

Em depoimento, o garoto, encontrado em situação de desnutrição, afirmou que não comia nada há três dias e era mantido naquela situação frequente no barril desde que completou 10 anos. Os policiais tiveram que usar uma ferramenta de corte para tirar as correntes e os cadeados que prendiam a criança ao barril. Os responsáveis legais do menino receberam voz de prisão em flagrante.
A madrasta, a filha dela e o pai do menino foram presos em flagrante. O pai vai responder pelo crime de tortura, enquanto as mulheres pelo crime de omissão. 

A princípio, a informação era de que o menino não seria filho biológico e que o homem tinha “pego para criar”. Depois, o homem, que tem a guarda do menino, confessou que era pai biológico, dizendo que a mãe tinha abandonado a criança. 

Até a manhã de hoje (1º) o menino permanecia internado no Hospital Ouro Verde. Segundo a equipe médica, ele chegou com 27 kg, em situação extrema de desnutrição, mas passa bem.  

ALÍ HÁ PELO MENOS 1 MÊS 

O delegado responsável pelo caso acredita que o menino estava acorrentado dentro do tambor há pelo menos um mês. O menino chegou a inclusive, ver a virada de ano preso no local. 

“Desde o começo de janeiro ele estava preso no tambor. Ele teria que ficar em pé nessa amarração. Era feito com os braços presos em cima do tambor”, afirmou o delegado do caso, Daniel Vida da 2ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), que investiga do caso. 

Segundo a Polícia Civil, o pai disse em depoimento que o filho era muito agressivo, agitado e fugia de casa. Ele ainda alegou que fez isso para educar o menino. Durante a abordagem da equipe, a mulher alegou que não fazia nada se não o menino fugia. 

“Tem que colocar porque não tem jeito, se não ele foge” disse ela durante a abordagem da Polícia Militar, registrada em vídeo.
Os vizinhos disseram que os maus-tratos a criança já ocorre há anos e que já denunciaram ao Conselho Tutelar. Segundo eles, a denúncia para a Polícia veio após notar o menino preso e sem sair para rua há meses.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -